Belo Horizonte, MG – Pesquisa Monitor de Vendas Páscoa 2025, realizada pelo Núcleo Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa, mostra que 76,4% dos estabelecimentos do estado tiveram resultados iguais ou melhores, neste ano, em comparação com a Páscoa do ano passado. Para 70,1% dos empresários, as vendas atenderam às expectativas.
Conforme 38,2% dos entrevistados, as vendas deste ano foram iguais às do ano passado e de acordo com 38,2% foram melhores totalizando 76,4%. Para 23,6% dos estabelecimentos, as vendas foram piores.
Entre os que registraram aumento nas vendas em relação a 2024, não houve uma faixa de variação percentual que se destacasse, mas houve uma concentração significativa de empresários com crescimento entre 10,0% e 40,0%. Já entre as empresas que registraram queda nas vendas, a redução média ficou entre 10% e 37,8%.
De acordo com Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG, “os resultados foram promissores, o comércio soube aproveitar a festividade da Páscoa para promover seus produtos por meio de diversas ações para obter melhores vendas. Com isso 76,4% das empresas apresentaram resultados iguais ou melhores do que em 2024, acrescido a isso, mesmo os empresários que enfrentaram queda, apresentaram impactos moderados. Demonstrando a importância da diversificação de produtos e de ações para maximizar as oportunidades de fidelizar clientes e aumentar as vendas em datas comemorativas”, esclarece Gonçalves.
Foram consultadas 157 empresas varejistas mineiras entre os dias 22 e 24 de abril, as mesmas que participaram da pesquisa Expectativa de Vendas Páscoa 2025, também realizada pela Fecomércio MG.
Os estabelecimentos pesquisados foram: minimercados, mercearias e armazéns hipermercados/supermercados, açougues e peixarias, padaria, laticínio, doces, balas e semelhantes, bebidas e hortifrutigranjeiros.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 51 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.
Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.