Editorial / Retomada
Em mais de um ano de pandemia, são muitos os setores que foram afetados economicamente. Dentre eles, o turismo, que engloba hotelaria, agências, operadoras, eventos, alimentação e outros. Com a vacinação avançando, a procura de destinos nacionais deve ter uma melhora nos próximos meses.
Na economia não é diferente, a expectativa é que a retomada das atividades econômicas aconteça em um ritmo mais acelerado a partir do mês de agosto. Já é possível perceber, diante da aceleração da vacinação, alguns indícios positivos. As taxas de juros estão estabilizadas, dólar em queda e bolsa de valores batendo recordes. Com isso, setores como o de turismo, que possui uma das economias mais complexas, segue o caminho de retomada também. Um setor dos mais importantes para a nossa cidade.
Praticamente metade da população brasileira com mais de 60 anos já está vacinada. Essa movimentação traz ânimo para o setor, e nos leva a crer que o turismo nacional vai se fortalecer até o final deste ano.
O que se espera é que para o segundo semestre a expectativa seja de retorno gradual, principalmente com o avanço da vacinação no Brasil e a abertura de outros países para os brasileiros.