opi_21

OPINIÃO – A ética que falta

Data da Publicação:

19/01/2022

Hugo Pontes
Professor, poeta e jornalista

O filósofo, escritor e pensador especialista nas atividades lúdicas e políticas nacionais, professor Jomard Muniz de Britto, de Recife, Pernambuco, nos apresentava o poema visual que, passando para uma interpretação linear diz: “procure ver o que há por trás de tudo”.
Por trás de tudo, vírgula. Mas é assim mesmo que devemos analisar todas as circunstâncias que o circo nos oferece como espetáculo que preenche a vida cotidiana de todos nós, o povo.
De apagão à inundação, O povo paga pela corrupção. E vamos, todos, vivendo não por obra e graça dos políticos em seus vários níveis: municipais, estaduais e federais.
“Procure ver o que há por trás de tudo”. É um jogo no tabuleiro de xadrez ou dama. Escolha aquele que você conhece melhor.
Insistimos na frase filosofal do poeta. Acredito que, ao elaborar o curtíssimo texto ele projetava o que o terceiro milênio nos reservaria. Ver o que acontece, hoje, é um privilégio para a minha e outras gerações, pois não acreditávamos que chegaríamos ao ano 2000.
Vimos os nossos avós e pais morrerem tão jovens!
Mas estamos numa nova era. A denominada Era do Acesso (ler o livro, publicado em 2000), assim nomeada pelo escritor Jeremy Rifkin. No entanto, nosso comportamento ainda é a do Barracão da Discórdia, símbolo da incompreensão, da intolerância e incúria dos antigos coronéis dos anos de 1900. A questão talvez não esteja na Era, mas no novo espírito coronelista que baixou nos novos modelos de políticos.
Muitos podem dizer que regredimos. Nada disso. Recebemos uma herança. Um modelo de politicagem que nunca deixaremos que acabe, uma vez que o motivo principal é o “poder a qualquer preço”, sem se levar em conta a sociedade dos homens e que é o povo que paga a conta rindo ou chorando.

Leia Também

Foto: Divulgação

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura recebe representantes da juventude para discutir avanços no Conselho Municipal

Poços de Caldas, MG - Na última quarta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal da Juventude se reuniram com o prefeito Paulo Ney, o secretário municipal de Governo, José Carlos Zanetti, e o diretor do Departamento de Parcerias e…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura e Unifal assinam Protocolo de Intenções para desenvolvimento de projetos

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) oficializaram, nesta quarta-feira (16), a assinatura de um Protocolo de Intenções que marca o início de uma parceria estratégica voltada para o…
Foto: Divulgação

Alcoa Poços de Caldas lança edição 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica

Poços de Caldas, MG - A Alcoa Poços de Caldas acaba de iniciar a edição de 2025 do Programa Cultivando a Mata Atlântica, que promove a educação e sensibilização ambiental para estudantes da rede pública de Poços e região. As…
Foto: Divulgação

Mutirão de cirurgias atende mais quarenta pacientes

Poços de Caldas, MG - A Santa Casa de Poços de Caldas realizou, neste último final de semana (12 e 13 de abril), a 3ª rodada do mutirão de cirurgias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!