Editorial / Pico
A cada mil pessoas infectadas com a covid-19, neste momento, apenas uma vai para a UTI. A informação foi apresentada pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti. Há um ano, neste mesmo período, a incidência era três vezes mais por mil infectados. Apesar da alta incidência da variante Ômicron, o que se percebe, segundo o secretário, é que o aumento do número de mortes “não acompanha o que ocorre na incidência de casos”. Além disso, a vacinação tem se mostrado eficaz para conter óbitos e casos graves da doença.
Em Poços de Caldas, o índice de infectados passou de três mil em janeiro e este número pode ser ainda maior, já que muitas pessoas apresentaram sintomas leves da doença e acabaram não fazendo testes.
A vacinação tem mostrado que é o melhor caminho para encerrar a pandemia apesar de que existem países onde o sistema de imunização está atrasado e isso pode sempre trazer consequências globalmente.
Apesar da eficiência da campanha vacinal no Estado, nesta semana tivemos o pico da doença com o avanço da variante Ômicron. Nessa quarta-feira (26), foram 36.383 registros em 24 horas.