Pol Espargaró lidera luta de fábrica no 1º dia de teste na Moto GP
Indonésia – O piloto Pol Espargaró, da Repsol Honda Team, terminou o primeiro dia do Teste Oficial de MotoGP™ em Mandalika, na liderança. O Circuito Pertamina Mandalika foi fortemente afetado pela chuva e condições complicadas da pista. Aleix Espargaró (Aprilia Racing) foi o segundo mais rápido a fazer um Espargaró por 1-2, com Brad Binder (Red Bull KTM Factory Racing) a ficar em terceiro, com os seis primeiros a verem todas as fábricas representadas. Devido às condições da pista, as bandeiras vermelhas foram acionadas durante a manhã para iniciar uma operação de limpeza. A chuva forte durante a noite fez com que o circuito ficasse sujo, mas com o passar do dia, a pista ficou mais rápida até que finalmente vimos três pilotos mergulharem em 1:32s. Os pilotos conseguiram correr decentemente nos estágios finais, mas a chuva leve começou a cair na meia hora final, então nenhuma melhoria tardia foi possível.
HONDA
Devido aos pilotos e equipes terem que aprender o novo Circuito Pertamina Mandalika, não havia muito o que falar em termos de novas atualizações nas motos. Depois de rodar brevemente uma RC213V de 2021 no Teste de Sepang, Marc Marquez (Repsol Honda Team), estava apenas rodando na máquina de especificações de 2022 da HRC. Pol Espargaró completou 69 voltas, marcando o seu melhor no final da corrida com 0,9 de vantagem sobre a Honda mais rápida. Alex Marquez (LCR Honda Castrol) e Marc Marquez ficaram a 1,2s e 1,3s de Pol Espargaró, respectivamente, ambos com pouco mais de 60 voltas. O número 93 explicou como um “bom dia”, apesar das condições serem imprevisíveis, mas permanece calmo antes de dois grandes dias de testes.
APRÍLIA
O foco mais notável da fábrica de Noale tem sido na direção do chassi. Aleix Espargaró e seu companheiro de equipe Maverick Viñales se divertiram muito em Sepang e se os tempos estão longe em Mandalika, o RS-GP continua em muito boa forma. Espargaró foi segundo e 0,4s atrás do irmão nas tabelas de tempos, completando 60 voltas, com Viñales o sétimo mais rápido com 1m33,147s. Top Gun fez mais 56 voltas a bordo de sua nova moto e foi um dos primeiros a chegar ao topo com algumas horas restantes no relógio.
KTM
Brad Binder disparou no final do dia, e depois de ter sido penúltimo nos quadros de horários no início. O sul-africano terminou o primeiro dia em terceiro, a apenas 0,006s de Aleix Espargaró, e foi o último piloto na marca de 1:32s. A melhor volta do companheiro de equipe Miguel Oliveira foi de 1:33:748, colocando-o logo à frente do oito vezes campeão mundial Marc Márquez. Binder fez 64 voltas e Oliveira 77 no Dia 1. Raul Fernandez (Tech 3 KTM Factory Racing) foi o primeiro a recuar depois da bandeira vermelha, o estreante com a intenção de usar o máximo de tempo de pista possível, e fez o melhor de 1m33.966s. Com condições difíceis; mudando, molhado e interrompido, o desafio da subida foi ainda maior para os estreantes. O campeão de Moto2 ™ de 2021, Remy Gardner (Tech 3 KTM Factory Racing) foi P24, enquanto continua a superar a barreira da dor.
SUZUKI
As boas vibrações pareciam continuar apesar dos desafios de assumir um novo local, com Alex Rins e seu companheiro de equipe da Team Suzuki Ecstar, o Campeão de MotoGP de 2020 Joan Mir, na frente novamente. Rins foi quarto, a pouco menos de seis décimos do topo, e o espanhol fez 72 voltas. Mir foi oitavo com um déficit de 0,778 para o topo e fez 58 voltas. O chefe de equipe da Mir, Frankie Carchedi, juntou-se a Simon Crafar e Jack Appleyard da MotoGP ™ no meio do dia no YouTube e repetiu o que o líder do projeto da equipe Suzuki Ecstar, Shinichi Sahara, disse em Sepang: “melhorias significativas” foram feitas para a fábrica de Hamamatsu.
YAMAHA
O Campeão do Mundo Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha MotoGP) foi o piloto mais rápido da YZR-M1 no dia de abertura, com o francês conquistando o P5 nas tabelas de tempos. Um robusto 86 voltas vieram de Quartararo, o segundo mais de qualquer um. Seu companheiro de equipe Franco Morbidelli fez 75 e terminou em P12, o italiano conseguiu um tempo importante na moto de 2022. Tempo importante na moto de 2022 é exatamente o que Andrea Dovizioso (WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team) também precisa, e o italiano conseguiu exatamente isso no Dia 1. 57 voltas foi o número de Dovi, com seu melhor chegando em 1:33,245s – colocando o número 04 em nono. O estreante Darryn Binder (WithU Yamaha RNF MotoGP™ Team) reduziu bastante o seu melhor tempo quando as condições se tornaram mais favoráveis, o sul-africano terminou dois segundos no P1 com mais 58 voltas de experiência.
DUCATI
Foi Jack Miller (Ducati Lenovo Team) que liderou a carga de Bolonha no dia 1, o australiano terminou o dia em sexto, mas a apenas 0,006 de Quartararo. Depois de Viñales ter feito o primeiro empurrão para o topo nas últimas etapas,
Fonte: Moto CP – Fotos: Divulgação
Acompanhe mais informações pelo: motogp.com