Untitled-1

Vacinação de crianças contra poliomielite está abaixo da meta em Minas

Data da Publicação:

22/02/2022

Belo Horizonte, MG – O último registro de poliomielite em Minas Gerais é de 1985. De lá para cá, a vacinação contra a paralisia infantil, como também é conhecida a doença, tem sido a única forma de prevenção. Justamente para manter a cobertura vacinal, a imunização contra pólio faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), de forma gratuita e de ampla disponibilidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em qualquer época do ano.
“A poliomielite acomete populações com baixa cobertura vacinal e o vírus tem a capacidade de causar paralisia e, eventualmente, a morte. Dessa forma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a erradicação exige altas coberturas vacinais em todo o mundo, para que se consiga bloquear a transmissão do vírus, que é extremamente contagioso”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão.

Cobertura
Até esta terça-feira (22), Minas Gerais registra cobertura vacinal contra a poliomielite de 73,7%, para menores de um ano, de 66,38% para crianças de 15 meses de idade e de 59,67% para crianças com 4 anos de idade. Considerando-se que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura do público elegível, a SES-MG reforça o pedido para que pais e/ou responsáveis atentem para as faixas etárias indicadas para receber as doses.
A referência técnica da coordenação de Agravos Transmissíveis, Fabiana Cristina da Silva, destaca que, embora não haja registro de circulação do vírus da poliomielite no país, a doença permanece endêmica no Paquistão e no Afeganistão. “Além disso, o cenário de cobertura vacinal abaixo da meta preconizada eleva a preocupação de reintrodução da pólio no Brasil”, pontua Fabiana.

Faixas etárias
O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo de 60 dias entre as doses.
“Depois, aos 15 meses de idade deve ser administrada a primeira dose de reforço da vacina, e o segundo reforço deverá acontecer aos 4 anos de idade. Para essas duas doses, é realizada a administração de duas gotas, exclusivamente pela via oral”, explica Josianne.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Obras da nova UBS do Jardim Country Club avançam

Poços de Caldas, MG - As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Country Club seguem em ritmo acelerado. A estrutura do prédio já foi concluída e, nesta semana, foi realizado o enchimento da laje. Na próxima…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa…
Foto: Divulgação

Educação Integral desenvolve ações sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 7 de abril, o PMJ (Programa Municipal da Juventude) e as Escolas em Tempo Integral se uniram em uma importante mobilização pelo combate ao bullying. Ao todo, cerca de 2.300 estudantes dos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

Poços promove conferência para fortalecer direitos da pessoa idosa

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira, 11 de abril de 2025, o Espaço Cultural da Urca foi palco da 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por equidade, direitos…
Foto: Paulo Vitor/Mantiqueira

​GAAPO celebra um ano de parceria com a Prefeitura e anuncia expansão dos serviços a pacientes oncológicos​

Poços de Caldas, MG - O Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (GAAPO) comemorou, nesta semana, o primeiro ano de parceria formalizada com a Prefeitura de Poços de Caldas, por meio das secretarias de Saúde e de Assistência…
Foto: PMPC/Divulgação

Horto Municipal produz mais de 8 mil mudas no primeiro trimestre de 2025

Poços de Caldas, MG - O Horto Municipal Armando Mendes, fundado na década de 1930, tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento ambiental de nossa cidade. Sua primeira missão foi fornecer plantas para os jardins da área central, ao redor…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!