Hemominas divulga balanço da doação de sangue durante o Carnaval
Belo Horizonte, MG – O funcionamento da Fundação Hemominas durante o Carnaval trouxe um saldo positivo para os estoques de sangue. No período de 26 de fevereiro a 2 de março, foram coletadas 2.057 bolsas de sangue, a partir do comparecimento de 2.534 pessoas nas unidades.
“Considerando os dias de ponto facultativo/feriado prolongado, durante o qual muitas pessoas viajam e que ainda estamos em pandemia, mobilizar esse número de pessoas em pleno Carnaval é muito positivo. Agradecemos às pessoas que atentaram para a causa da doação de sangue e se dispuseram a este nobre gesto”, afirma Viviane Guerra, assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas.
É importante lembrar que, além de atender à demanda de sangue dos hospitais nas urgências e emergências, cirurgias e transplantes, a Fundação Hemominas precisa ter os estoques regularizados para atender em seus ambulatórios os pacientes de coagulopatias e hemoglobinopatias – como os portadores de anemias falciformes, talassemias e outras doenças crônicas – que precisam, constantemente, receber transfusão de sangue e hemocomponentes.