Peanuts: 50 anos de tradição e inovação
Poços de Caldas, MG – “A história do ensino de inglês em Poços passa, obrigatoriamente, pela iniciativa pioneira de Iole Vitti e Marisa Figueiredo. Ao criarem a Peanuts English School, em março de 1972, elas não tinham ideia da oportunidade que estavam começando a proporcionar para os jovens de nossa cidade. A chegada da Alcoa a Poços, criou uma demanda que até então não existia, a necessidade de seus funcionários aprenderem a língua inglesa, que veio a se tornar o idioma universal. Por outro lado, era necessário também ensinar português aos funcionários, em sua maioria norte-america-nos, que por aqui chegavam. Nascia assim, a escola Peanuts que chega este mês aos 50 anos e que tem marcado tão profundamente a vida de milhares de pessoas em nossa cidade.
Iole Vitti, que passou a gerenciar sozinha a escola a partir de 1977, com sua visão muito à frente do seu tempo, implantou a convivência de adultos e crianças em suas festas, peças de teatro, viagens, reuniões, excursões e uma infinidade de outras atividades, sempre com o ensino do idioma como principal objetivo. Foi a primeira escola a organizar viagens de intercâmbio estudantil para seus alunos jovens e adultos. Inúmeros deles puderam aperfeiçoar seus estudos em escolas dos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e outros países, o que deu base para um sem número de profissionais bem sucedidos em diversas áreas, que hoje trabalham por todo o país e mesmo no exterior. Seu pioneirismo trouxe para Poços e região as primeiras festas de Halloween, tão comuns nos EUA e atualmente difundidas em todo o Brasil. Além disso, as saudosas excursões para o acampamento Paiol Grande, que despertam gostosas lembranças em quem participou. Em seus inúmeros cursos de aperfeiçoamento e aprofundamento no exterior, Iole aproveitava e trazia para sua escola o que havia de mais moderno e inovador, tanto em material didático como em tecnologia. Seus métodos de ensino, sempre priorizaram a vivência do aluno com a natureza, as artes, a socialização e a criatividade.
São muitas as famílias em que os avós, pais e filhos estudaram com a equipe da Peanuts sob a direção de Iole Vitti. Seus professores são e sempre foram bem treinados e gabaritados para transmitir conhecimento aos seus alunos de uma forma que vai além do simples estudo, do mero ensino de uma língua. Com toda essa gama de informação, a ideia é criar pessoas capacitadas, mais sintonizadas com seu tempo, conectadas com a sociedade e o meio-ambiente e preparadas para construir um mundo melhor.” Adriano Mussolin (ex-aluno e jornalista)