Exposição virtual vai homenagear 150 mulheres ligadas à Cultura de Poços
Poços de Caldas, MG – A Secretaria Municipal de Cultura vai homenagear 150 mulheres ligadas à arte e à cultura do município para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A exposição virtual “Mulheres Criativas” reúne 300 fotos, duas por homenageada, de mulheres artistas, agentes culturais, produtoras e trabalhadoras da Cultura nas mais diversas áreas.
O evento é uma iniciativa das estagiárias de Publicidade da Secult Pâmela Frison e Lavínia Du Valle, em referência ao 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, que tem por objetivo divulgar e valorizar o trabalho das mulheres na cadeia produtiva da Cultura no município.
A partir das 8h, será possível conhecer e acompanhar as 150 mulheres que atenderam ao convite da Secult e integram a mostra fotográfica, nas redes sociais da Secretaria no Facebook e Instagram (Poços Curte em Casa e Poços Cultura e Arte).
Um vídeo especial foi produzido pela equipe de Comunicação da Secult e será disponibilizado também no Canal Poços Curte em Casa no YouTube, com texto da jornalista Carol Barbosa, locução de Raíssa Palma e com a música “Universo em expansão”, de Nádia Campos. Além das estagiárias, participaram da produção da exposição as servidoras da Secult Mariana Chaves Oliveira, Marianna Gonçalves de Carvalho, Raissa de Melo e Silvana Alcântara.
“Inicialmente, nossa proposta era homenagear algumas mulheres da Cultura. Depois, passamos para todas as mulheres que participaram do Edital de Economia Criativa da Secult ano passado, mas, com a repercussão, a ideia foi crescendo e chegamos à meta de homenagear 150 mulheres da Cultura, em alusão aos 150 anos de Poços de Caldas, celebrado em 2022”, conta a estagiária Pâmela Frison.
Os convites foram encaminhados de diversas formas às mulheres que, de alguma maneira, estão envolvidas com a arte e a cultura no município e aquelas que aceitaram participar foram fotografadas pela equipe da Secult. “O cenário foi pensado para valorizar as homenageadas, a partir da figura da borboleta, para representar o poder de transformação da mulher, especialmente artistas e produtoras culturais”, informa a estagiária Lavínia Du Valle.
“A exposição foi uma grata surpresa idealizada e preparada pela equipe da Secult, que vem ao encontro da nossa premissa de valorizar e destacar o trabalho de todos que compõem a cadeia da Cultura do município, em especial das mulheres, que foram aderindo à iniciativa, incluindo nossas servidoras atuantes na área”, ressalta o secretário de Cultura, Gustavo Dutra.
Emoção
O processo de produção da exposição proporcionou momentos de surpresa e emoção a todos os envolvidos. Entre as homenageadas estão personalidades como a professora Maria José de Souza, a Tita, musicistas reconhecidas, como Valderez Medina, mulheres incríveis de todas as artes e trabalhadoras incansáveis da Cultura, desde a pequena Maria Flor, com um aninho de vida já na trupe do Rasgacêro, à mestre de Cultura Popular, Dona Orlanda da Conceição, com seus 94 anos, que foi retratada na sua casa.
Além de valorizar as artistas da ativa, a exposição também coloca luz sobre a história da arte e da cultura da cidade. Entre as homenageadas está, por exemplo, a cantora e compositora Cristina (Maria Odete Fonseca, de 81 anos), da dupla sertaneja “Cristal e Cristina” que, por décadas, participou de programas de rádio locais, com muito destaque no programa do Compadre João. O nome da dupla foi, inclusive, criado pelo icônico apresentador. O trabalho da dupla alcançou repercussão nacional, além de um programa semanal ao vivo.