alunos_25

Alunos do PJ se reúnem para oficinas de formação política

Data da Publicação:

25/03/2022

Poços de Caldas, MG – Os alunos que fazem parte do projeto Parlamento Jovem de Minas, edição 2022, participam, ao longo do mês de março, de diversas oficinas de formação política. Já foram abordados os temas Constituição Federal/Direitos do Cidadão e a Divisão de Poderes/ Poder Legislativo. Nesta sexta-feira (25), às 14h, eles se reúnem em mais um encontro para discutir O Papel do Vereador.
As oficinas de formação têm como objetivo preparar os estudantes para a fase de elaboração de propostas sobre o tema principal do projeto. No último encontro, a coordenadora do PJ em Poços Tais Ferreira explicou a divisão dos poderes e o sistema politico brasileiro, focando nos processos do Poder Legislativo.
O docente de História e Sociologia da Escola Profissional Dom Bosco, prof. Lucas Kamei, acompanhou os alunos durante a oficina. “Eu avalio positivamente os métodos de ensino do PJ, porque na sala de aula vemos que os alunos estão muito desinteressados, mesmo sabendo que a maioria das principais questões sociais vigentes são resolvidas politicamente. Então, o PJ é fundamental por atrair a atenção dos estudantes para a questão política, ele cumpre a função importante de trazer a teoria e a prática. Daqui a pouco, esses alunos vão começar a estudar os Projetos de Lei e ver na prática como funcionam os trabalhos políticos”, comentou.
O professor também valorizou a competição saudável existente no Parlamento Jovem, definindo essa fase como um atrativo, principalmente por englobar várias escolas. “Ter estudantes de escolas diferentes contribui, principalmente, para a interação entre eles, a troca de ideias e exposição de vários lados interpretativos. Poder debater a diversidade de ideias é o que faz da política algo frutífero. O mais interessante é que, quando os estudantes conseguem, não só falar, mas também ouvir, quando eles completam esse processo do parlamento, eles se tornam muito mais atentos às questões políticas nacionais”, disse.
Iago Claudiano, aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Nini Mourão, falou sobre a importância do projeto para sua formação. “Eu acho o PJ um processo de extrema importância porque, quando pensamos em um futuro melhor para o nosso país, com mais representatividade, processos e leis mais justas, precisamos entender como funciona política e não somente jogar a responsabilidade em cima de alguém que nem conhecemos direito, como muitas vezes acontece. E o aspecto competitivo saudável do PJ é um incentivo muito bom por nos trazer um pouco mais para o mundo real. Porque quando ficarmos mais velhos e entrarmos para o mercado de trabalho vamos nos deparar com uma certa competição, então essa competição por meio do parlamento será muito proveitosa”, ressaltou.

Saúde Mental
do Jovem
O tema do PJ em 2022 é Saúde Mental do Jovem, dividido nos subtemas: Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental; Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental; Uso saudável das novas tecnologias. A partir das oficinas e demais debates sobre o assunto, os estudantes devem elaborar propostas para serem votadas na Plenária Municipal. Aquelas aprovadas serão encaminhadas à Prefeitura pelos vereadores, podendo se tornar políticas públicas na área da Saúde. Os alunos participam, ainda, das Plenárias Microrregional, Regional e Estadual. Nesta última, em Belo Horizonte, o documento final, com as propostas de todas as cidades, é entregue à Comissão de Participação Popular da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais).
Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

 

 

 

 

Leia Também

Foto: CMPC/Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani pede melhorias na infraestrutura do bairro Bianucci

Poços de Caldas, MG - Atento às demandas do município, em especial com relação à infraestrutura dos bairros, o vereador Álvaro Cagnani (PSDB) esteve, recentemente, no bairro Bianucci. Uma das principais solicitações dos moradores é a duplicação da Estrada José…
Foto: CMPC/Divulgação

Douglas Dofu defende manutenção e conservação de áreas públicas de lazer

Poços de Caldas, MG - A importância da conservação de espaços públicos destinados ao lazer e à prática esportiva foi tema abordado pelo vereador Douglas Dofu (União), através de Requerimento aprovado em Plenário. O parlamentar solicita informações ao Executivo sobre…
Foto: CMPC/Divulgação 

Vereador Tiago Mafra sugere projeto de inclusão e acessibilidade para PcDs em vagas de emprego

Poços de Caldas, MG - O vereador Tiago Mafra (PT) propôs uma Indicação ao Poder Executivo, nº 1136/2025, sugerindo a criação do programa Poços Promove Inclusão - Políticas de empregabilidade, capacitação e empreendedorismo para Pessoas com Deficiência no município. O…
Foto: PMPC/Divulgação

Projeto de novo REFIS é encaminhado à Câmara e será tema de audiência pública

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal (REFIS) no município. A proposta tem como objetivo principal possibilitar que contribuintes inadimplentes quitem…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeito e vice recebem líder comunitário dos bairros Jardim Kennedy I e II

Poços de Caldas, MG -  O prefeito Paulo Ney e o vice-prefeito Eduardo Januzzi receberam nesta semana o líder comunitário Glayson Untura, responsável pelos bairros Jardim Kennedy I e II. Durante o encontro, Glayson apresentou importantes demandas da comunidade, com…
Foto: Divulgação

Câmara instaura CPI para apurar possíveis ilegalidades nos serviços funerários do município

Poços de Caldas, MG - Nesta terça-feira (15), durante reunião ordinária da Câmara, o Presidente da Casa deferiu o Requerimento n. 1.152/2025, que solicita a abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apuração de possíveis ilegalidades nos serviços funerários…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!