Untitled-3

Psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide lança livro sobre autismo

Data da Publicação:

02/04/2022

Poços de Caldas, MG – A psicóloga e psicanalista Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly está lançando neste sábado (2) o livro Autismo.S: Olhares e questões, pela Editora Appris. A obra discute as possibilidades de compreensão do autismo, precisando seus aspectos históricos e teóricos e, principalmente, a importância de o autismo ser dimensionado como uma pluralidade de possibilidades.
O lançamento acontece de forma virtual a partir das 15h, através de videoconferência via Sympla Streaming HTTPS://www.sympla.com.br/lancamento-autismo-olhares-e-questoes_1529321 e autógrafos das 16h às 18h, no Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe), que fica na rua Inconfidentes, 147, bairro João Pinheiro.
De acordo com a autora, parte das contribuições de Leo Kanner e Hans Asperger traça um panorama que, no século XX, centra os diagnósticos em critérios genéricos – classificações diagnósticas como a Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), da American Psychological Association (APA). Esta primeira análise chega até a CID 11, adotada mundialmente em 2022. Em seguida, a partir da Psicanálise, a obra apresenta reflexões sobre aspectos teóricos e metapsicológicos que sustentam a possibilidade de se repensar o autismo como uma outra forma de ser para si e estar com o outro que indica desde a transição contemporânea de humanização até os limites da escuta e do cuidado com as condições particulares de ser autista. Nessa particularidade, introduz ao leitor o Projeto Olhar, que, na avaliação de bebês, a partir do Protocolo Preaut, contabilizou 4.745 atendimentos em três cidades do sul de Minas Gerais e suas microrregiões (Poços de Caldas, Três Pontas e Varginha). Desse estudo, uma indicação da importância de se pensar no caso a caso para compreender os riscos que se colocam em momentos de impasses na humanização; mas sem a pressa diagnóstica. Acerca das questões do autismo, apresentam-se debates, discussões e reflexões de profissionais que atuam no atendimento clínico e psiquiátrico de crianças diagnosticadas como autistas. Sobre a situação atual das crianças, problematizando o diagnóstico de crianças pandemizadas, tal discussão é essencial.

Sobre a autora
Roberta Ecleide possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo.
Atuou como professora convidada do Curso de Especialização em Psicopedagogia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Curso de Especialização em Teoria e Clínica Psicanalítica (Unifenas, Varginha), do Curso de Especialização em Psicanálise: teoria e clínica (PUC Minas Poços de Caldas), como docente e coordenadora do Curso de Especialização em Práticas e Políticas Públicas de Assistência Social.
É membro fundadora do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe) e é consultora em escolas e serviços de Assistência Social. Supervisora clínico-institucional no Estado de Minas Gerais (Caps II, Caps AD, Capsi). Tem consultório particular, em que atua como psicanalista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente na psicanálise, gagueira, educação, infância e distúrbios da comunicação.
É autora das obras Cura à mineira e Tempo e presença na educação: ensaios e reflexões.

Leia Também

Foto: Divulgação

Poços de Caldas celebra o Dia das Mães com homenagens, reflexões e gratidão

Poços de Caldas, MG – O segundo domingo de maio é sempre especial: uma data marcada por carinho, memórias e homenagens. O Dia das Mães vai além das flores, presentes ou almoços em família. É um momento de reconhecer a…
Foto: Divulgação

Versus Acordes estreia em Poços com proposta acústica intimista e artistas de trajetória marcante

Poços de Caldas, MG - Foi lançado no Espaço Cultural e Estúdio R&D, o projeto Versus Acordes nasce da união de talentos que trazem consistência, sensibilidade e experiência à cena da música ao vivo em formato acústico. Com direção musical…
Foto: Divulgação

Tradicional retirada dos Caiapós do Mato acontece domingo na Fonte dos Amores

Poços de Caldas, MG - No domingo, 11 de maio, às 15h, a Fonte dos Amores recebe a tradicional Retirada dos Caiapós do Mato, dentro da programação cultural da Festa de São Benedito. A cerimônia é realizada tradicionalmente no antepenúltimo…
Foto: Divulgação

Hebe: A Biografia é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Retomando a sugestão de biografias depois de uma pausa para celebrar o Mês da Literatura Infantil, as bibliotecas públicas indicam nesta semana Hebe: A Biografia. Escrita pelo jornalista Artur Xexéo e publicada em 2017 pela…
Foto: PMPC/Divulgação

Ubs Centro recebe feira de artes em comemoração ao dia das mães

Poços de Caldas, MG - A UBS Centro está promovendo uma Feira de Artes especial durante todo o mês de maio, em homenagem ao Dia das Mães. Organizado pelo Grupo Renascer da Arte, com apoio da Secretaria de Saúde por…
Foto: IMS/Divulgação

Filmes nacionais e mostra de Ida Lupino, pioneira em Hollywood, são destaques da programação do IMS Poços

Poços de Caldas, MG - Nesta semana, o Cinema do IMS Poços de Caldas traz filmes brasileiros recentes e a abertura da mostra Dirigidos por Ida Lupino, dedicada à atriz e cineasta britânica que foi pioneira atrás das câmeras em…