Hemominas faz apelo para que pessoas doem sangue antes de viajar neste feriado
Belo Horizonte, MG – Com a proximidade de feriados, o comparecimento de doadores às unidades da Fundação Hemominas diminui, o que se reflete na baixa dos estoques de sangue em toda a rede. Por essa razão, a Fundação Hemominas faz um apelo para que a população, antes do feriado e de viajar, compareça aos hemocentros para fazer a doação.
“A Hemominas está com o estoque em nível crítico para o tipo sanguíneo O negativo, que está 51% abaixo do ideal. Chamamos a atenção também para o tipo O positivo, em nível de alerta – 20% abaixo do ideal”, alerta a assessora de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Viviane Guerra.
Para receber os doadores voluntários, as unidades da Hemominas estão funcionando normalmente nesta quinta-feira (14) e estarão fechadas sexta-feira.
Para saber o endereço e horário de funcionamento de todas as unidades, acesse www.hemominas.mg.gov.br. Agende sua doação o quanto antes, diretamente no site ou pelo aplicativo MGapp Cidadão.
Para doar sangue
Conheça as condições e restrições para doação de sangue. Entre os critérios básicos, destacam-se: estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, lembrando que jovens de 16 e 17 anos devem estar acompanhados do responsável legal ou portando uma autorização que está disponível no site, a partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior. A doação de sangue não pode ser feita em jejum. Pela manhã, tomar café normalmente, se à tarde, aguardar três horas após o almoço, evitando comidas gordurosas. Se faz uso de algum medicamento ou fez algum procedimento de saúde recente, consultar as demais condições no site ou contatar a Hemominas para saber se há algum impedimento. Estar bem descansado no momento da doação, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, não ter tido hepatite após os 11 anos, não ter feito tatuagem/sobrancelha definitiva/botox/piercing nos últimos 12 meses. Piercing em região oral ou genital impede a doação de sangue por 12 meses após a sua retirada. Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais, podem doar. Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
.