Nova empresa deve assumir transporte público no próximo dia 15
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Poços de Caldas, MG – Depois de praticamente dois anos, entre o dia da licitação e a declaração oficial de vencedora, a empresa Auto Omnibus Floramar pretende assumir a fase operacional do transporte público na cidade no próximo dia 15. A data foi definida após a assinatura da ordem de serviço em janeiro deste ano.
A nova empresa pertence ao mesmo grupo da Circullare e a transição possivelmente vai manter os mesmos funcionários e linhas de trajeto já existentes.
O secretário municipal de Defesa Social Rafael Conde explica que o processo de licitação e implementação de nova empresa do transporte coletivo é bastante complexo e a comissão responsável trabalhou intensamente.
“Foram inúmeros questionamentos, inclusive por parte do Tribunal de Contas do Estado, que pediu a retificação do edital em 2019 e 2020. Atendemos todas as questões, o contrato foi assinado em 2021, após discussões jurídicas sobre algumas cláusulas, até que em janeiro foi emitida a ordem de serviço com prazo de 120 dias para o início das atividades”, ressalta ele.
O secretário esclarece que neste primeiro momento a empresa entra em operação em fase de adaptação, ainda há reflexos da pandemia sobre o transporte público. “A demanda total prevista no edital é de 1.022.000 passageiros pagantes por mês, mas atualmente são 750.000 pagantes, por isso a empresa pode operar nos moldes atuais do sistema, ou seja, com 95 ônibus rodando aproximadamente 400 mil quilômetros por mês e fazer o retorno gradativo das funções até chegar ao que era determinado, ou seja, 115 ônibus e 600 mil quilômetros”.
Passagem
O preço da passagem ainda não está definido, já que pode haver subsídios municipais, porém, a tarifa técnica prevê o custo de R$ 5,58. “A tarifa técnica está em 5,58, que na verdade é o valor de 4 reais da época da licitação com a aplicação da fórmula paramétrica que está no edital. Esta atualização dá R$5,58, mas não quer dizer que seja o valor final para o usuário porque pode ser concedido algum tipo de subsídio”, finaliza o secretário Rafael Conde.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.