mae_opi_7

Reflexão de gratidão às mães!

Data da Publicação:

07/05/2022

Como sou uma pessoa que costuma refletir bastante, analisar sobre vários assuntos, não poderia deixar de pensar sobre “o que é ser mãe”, já que não o sou, então não sei como é ser! Porém, eu tenho uma mãe, não digo que é a melhor do mundo, já que todos o dizem, mas é com certeza a melhor mãe que eu poderia ter!
Sei que nem todos, infelizmente, podem dizer o mesmo, muitos perderam suas mães cedo por motivos diversos, e não têm/não podem ter este sentimento que hoje eu tenho. Eu os respeito e desejo que de alguma forma superem esta falta.
Sempre que tenho uma noite mal dormida, não me sinto bem e percebo um pouco de dificuldade ao enfrentar o dia seguinte, eu penso em quantas noites mal dormidas minha mãe teve ao meu lado, e todas as mães têm com seus filhos. Seja um bebê que chora e nada o acalma, seja uma criança doente que a mãe faz tudo ao seu alcance e quando não há o que fazer corre para o hospital ou pronto socorro mais próximo, seja o/a adolescente que saiu com amigos/namorado e não voltou ainda… E elas continuam amando e fazendo tudo o que podem pelo nosso bem-estar.
Existem mães que sufocam seus filhos, não os deixam crescer, porque têm medo que eles venham a se esquecer delas e de tudo o que fizeram, pois a grande maioria esquece. Mas eu admiro mesmo aquelas mães que confiam, aquelas que mesmo depois de os filhos terem errado tanto, seguem lhes dando chances de mostrar que são capazes de serem boas pessoas, incentivam a irem atrás de seus sonhos, apoiam em suas idas e vindas pela vida, porque sabem que são inesquecíveis!
Ah, quem dera todas as mães sejam assim! Que deixem seus filhos abrirem suas asas e voar, sabendo que foram a melhor mãe que eles puderam ter e que delas jamais vão esquecer, assim como me sinto em relação à minha mãe!

Só tenho a agradecer, pois tudo que sou hoje e tudo de bom que vivi até hoje, as atitudes, a graça, a força de minha mãe me fizeram ser assim, se hoje sou uma pessoa correta, persistente, que não desiste de nada, só tenho a agradecer à minha mãe! Amor que não tenho palavras para expressar e tudo que eu diga ou faça nunca pagará o que ela fez e é para mim! Que palavras como estas sejam o maior presente que cada filho passa dar à sua mãe!

Joscelaine Lima
Psicóloga e psicóloga clínica (texto publicado no psicologiaacessivel.net/2018/05/06/reflexao-de-gratidao-as-maes/)

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!