Requerimento quer informações sobre consultas oftalmológicas para alunos municipais
Poços de Caldas, MG – O vereador Wellington Alber Guimarães, o Paulista, está encaminhando um pedido de informações ao setor responsável para saber mais sobre o acompanhamento oftalmológico infantil dos alunos municipais.
Ele questiona se existe algum estudo ou programa que atenda apenas esses alunos, se há um cronograma ou plano de ação para atender à grande demanda de crianças da rede pública, como têm sido as ações pós-pandemia com o retorno das aulas presenciais, qual o número das consultas pediátricas realizadas por mês e qual a possibilidade da realização de um mutirão de consultas e exames para atender as escolas públicas.
Na justificativa, o vereador diz sobre a importância de cuidar dos olhos das crianças com medidas de prevenção e de promoção da saúde oftalmológica. “Priorizar visitas ao oftalmologista é essencial para garantir a saúde ocular infantil, além de alertar para os riscos de não tratar precocemente certos sintomas e problemas na infância.
Ainda que os olhos sejam formados durante a vida intrauterina, o aparelho da visão se desenvolve bastante durante a infância e só alcança a maturidade em torno dos 5 anos de idade. Por isso, é muito importante levar a criança ao oftalmologista para avaliação do desenvolvimento da visão e para diagnosticar eventuais falhas nesse processo de formação. Na infância, a consulta oftalmológica é uma medida preventiva muito importante, já que, a partir dela, torna-se possível identificar problemas mais graves. Além disso, nessa fase da vida é preciso cuidar da saúde da visão, pois o desenvolvimento cerebral da criança depende, em parte, das informações das imagens que são enviadas ao cérebro pela ação das estruturas visuais responsáveis pela captação sensorial. Tendo isso em vista, os pais e professores devem estar atentos aos sinais que podem evidenciar algum problema oftalmológico”, diz Paulista no documento.