Sul de Minas tem crescimento de casos de covid-19
Poços de Caldas, MG – De acordo com informações do Boletim InfoCovid, edição 73, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), os casos de covid-19 continuam a aumentar e há notícias de novas internações. Durante uma semana em Minas Gerais e há quase duas no sul de Minas, a média móvel de casos de covid-19 vem seguidamente com tendência de crescimento e já há notícia de novas internações em hospitais da região. “Resultado coerente com o aumento do risco de contágio proporcionado pelo relaxamento no uso das máscaras, lentidão no avanço da dose de reforço e sucessivos feriados e maiores aglomerações. Isso com a possível influência da circulação da sub-variante B.A.2 e outras derivadas da ômicron, com maior potencial de contágio”, diz o boletim.
Sul de Minas
A região sul-mineira iniciou a semana com crescimento em todas as Regionais de Saúde, com média móvel de 190 (anterior=150). A boa notícia que não houve registros de internações e os óbitos apresentaram queda, com média móvel de 0,0 (anterior=0,6).
Municípios
A situação nos municípios mais populosos do sul de Minas também foi de crescimento de casos de covid-19 (8 das 10 cidades apresentaram aumento, apenas Itajubá iniciou a semana com tendência de estabilidade. Novas internações: os 10 municípios não apresentaram registro. Novos óbitos: os municípios apresentaram queda ou nenhum registro.
Entre os municípios com campus da Unifal-MG (Alfenas, Varginha e Poços de Caldas), na última semana epidemiológica Alfenas apresentou o maior risco de contágio.
Poços de Caldas
Nos últimos dois dias, Poços de Caldas apresentou uma elevação no número de novos casos de covid-19, conforme o Painel da Covid. Houve 95 novos registros, sem óbitos e com apenas um paciente internado em UTI.