Porto-Seco-Varginha

Porto seco de Varginha e Pouso Alegre podem paralisar atividades

Data da Publicação:

16/05/2022

Vaginha, MG – As duas aduanas do interior localizadas no Sul de Minas realizam operação padrão, em acompanhamento à mobilização nacional realizada pelos servidores públicos que atuam como auditores fiscais da Receita Federal. Além dos portos secos de Varginha e de Pouso Alegre, isso também ocorre em portos, aeroportos e estações aduaneiras de todo o país, com implicações em várias áreas, especialmente no comércio exterior.

O movimento reivindicatório teve início no dia 23 de dezembro de 2021, quando as entidades que representam a categoria alertaram para as dificuldades impostas pelo corte de R$ 1,2 bilhão no orçamento do órgão para 2022. Segundo o Sindifisco Nacional, essa redução permitiria o custeio das despesas ordinárias somente até o fim do mês de maio. Como forma de demonstrar o descontentamento coletivo, cerca de 80% dos auditores fiscais que ocupavam postos de chefia entregaram os cargos.

Dentre as consequências do corte do orçamento, o Sindifisco destaca a possibilidade de comprometimento dos sistemas informatizados de comércio exterior, o que pode gerar relevantes impactos à economia e à segurança nacional. Essa situação também poderia prejudicar o combate às fraudes, ao tráfico de drogas, ao contrabando, ao descaminho e à sonegação de tributos promovida por organizações criminosas.

Além da questão orçamentária, a categoria reivindica a ampliação do quadro do funcionalismo público. De acordo com o Sindifisco, o número de auditores fiscais teve queda de 40% nos últimos 10 anos e, por isso, requer a realização de concurso público. A entidade também reclama sobre a desigualdade na distribuição dos servidores. Atualmente, a Receita Federal possui pouco menos de oito mil auditores e, desse contingente, cerca de mil atuam nas aduanas, menos da metade do pessoal necessário para a fiscalização do comércio exterior. Por fim, o Sindifisco pede o cumprimento de uma lei federal de 2017 que estabeleceu um acordo remuneratório.

Para debater sobre essas e outras demandas, a Delegacia do Sindifisco em Varginha vai promover um encontro de lideranças dos servidores públicos federais na próxima terça-feira, dia 17 de maio. O evento terá a participação de Elias Carneiro, presidente da delegacia sindical de Santos, convidado para esclarecer sobre a paralisação nas aduanas brasileiras e os reflexos nos portos, inclusive no Porto Seco de Varginha. A reunião também terá as presenças de Sérgio Aurélio Veloso Diniz, do Sindifisco de Belo Horizonte, e de Marcos Dantas, do Sindifisco de São Paulo, coordenadores nacionais do movimento de mobilização.

De acordo com o presidente da delegacia do Sindifisco de Varginha, auditor fiscal José de Carvalho Filho, as reivindicações não visam apenas ao atendimento de demandas dos servidores. “Também estamos lutando pelo fortalecimento do Estado Brasileiro e, principalmente, em defesa de nossa Nação”. Para ele, o governo federal precisa agir rápido para evitar mais prejuízos às inúmeras atividades realizadas pela categoria. E faz um alerta: “por enquanto, não haverá paralisação, a não ser que o movimento venha a aprovar em assembleia nacional”.

 

Fonte: Delegacia do Sindifisco em Varginha

Leia Também

Foto: Divulgação

Não caia em golpe! Conheça as cobranças falsas em alta contra o MEI

Poços de Caldas, MG - Você já recebeu um e-mail ou contato via mensagem de WhatsApp solicitando a regularização do seu cadastro como microempreendedor individual (MEI) mesmo não estando em débito com a Receita Federal? Fique alerta, pois esse é…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM fiscalizam postos de combustíveis na cidade e autuam seis estabelecimentos

Poços de Caldas, MG - O PROCON Municipal e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais – IPEM-MG, órgão delegado do Inmetro, realizaram uma ação conjunta entre os dias 8 e 10 de abril, com o…
Foto: Divulgação

Caged: Minas Gerais tem saldo positivo de mais de 50.000 novas vagas em fevereiro

Belo Horizonte, MG - O mês de fevereiro registrou saldo positivo de 52.603 novos postos de trabalho em Minas Gerais. O valor registrado resulta da diferença entre 283.184 admissões e 230.581 desligamentos, conforme levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir…
Foto: Divulgação

Prefeitura de Poços divulga resultado de seleção para Expo-Arte de Rua 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município a Portaria Secult nº 5/2025, que torna público o resultado do Edital Secult nº 2/2025 –…
Foto: Divulgação

Procon e Divisão de Igualdade Racial lançam cartaz contra discriminação nas relações de consumo em Poços

Poços de Caldas, MG - O PROCON de Poços de Caldas, em parceria com a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta terça-feira (9) o modelo de cartaz…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura realiza reunião com rede de apoio para avançar em ações de Turismo Inclusivo

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu nesta terça-feira, 8 de abril, uma reunião com instituições que integram a rede de apoio às pessoas com deficiência. O encontro…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!