Associação dos Amigos e Protetores dos Animais realiza ação sobre guarda responsável de animais
Poços de Caldas, MG – Da redação – A Associação dos Amigos e Protetores dos Animais (Aapa) realizou na manhã desta quinta-feira (19), juntamente com a Vigilância Ambiental em Saúde, uma ação sobre guarda responsável de animais. O evento foi no centro da cidade, na esquina das ruas Assis com Prefeito Chagas. Também foram distribuídos folhetos explicativos e educativos.
Neiva Lucia da Silva, vice-presidente da Aapa, comenta sobre a importância da atividade realizada. “A ação é sobre conscientização da guarda responsável dos animais e da importância da castração. Infelizmente, tem muito animal abandonado, cadelas com crias, e com esse frio tudo fica pior. Estamos tentando conscientizar as pessoas da seriedade que é adotar um cão ou gato. É necessário cuidar desse animal, não deixar preso no quintal tomando chuva, muito sol ou frio, proteger, alimentar, cuidar da saúde dele”, explica ela.
Neiva lembra que o abrigo da prefeitura tem mais de 100 animais, é difícil recolher todos. “Mais um motivo para que falemos de guarda responsável. A pessoa não deixar o bicho fugir, não abandonar, castrar, enfim, cuidar responsavelmente”, complementa.
Neiva ainda esclarece que a Aapa não tem um abrigo, mas tem uma clínica e o atendimento veterinário é com preço mais acessível.
Guarda responsável
Guarda responsável é o conjunto de regras básicas que deve ser seguido pela família que decide ter um animal de estimação a fim de garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família.
É importante lembrar que antes de decidir levar pra casa um cão ou gato, ter em mente que ele viverá em média doze anos ou mais e que necessitará de cuidados, independentemente das mudanças que sua vida venha a sofrer no decorrer desse período. É preciso estar ciente que o animal traz despesas (alimentação, cuidados veterinários e de higiene, entre outros) que devem ser consideradas no orçamento familiar. Todo mundo na sua casa gosta e quer a presença de um cão ou gato? Os animais são seres sencientes, ou seja, eles sentem dor, sentem medo, saudade, alegria, tristeza. Eles são parte da família e precisam de amor e cuidados como as crianças, por exemplo. Cães e gatos precisam de assistência veterinária ao longo de toda a vida. Precisam de vacina periódica, de exames, de cuidados sempre que necessário. Eles precisam de comida e água fresca sempre à disposição, de ter abrigo do sol e da chuva, precisam de uma cama quentinha e muito amor. Os animais não podem ficar presos em correntes nem podem sair para a rua desacompanhados. Cuidado com as fugas! Portão sempre fechado, cuidado redobrado. Quem ama cuida e protege! Se a opção for um gato, janelas sempre teladas. Bater nem pensar. Eduque com amor. O tutor responsável socializa seu animal com brincadeiras e exercícios diários. Na hora do passeio, cão sempre na guia. E todo cuidado nos dias muito quentes. As patinhas queimam. Tutor consciente castra seu animal de estimação. O animal não pode ser abandonado em situação alguma, muito menos quando fica velho ou doente. Lembre: abandono, além de ser um ato cruel, é crime! Prefira sempre adotar ao invés de comprar. Quando você adota, você ajuda a tirar um animal das ruas ou abrigos.