Terceira
A chamada terceira via já tem um nome escolhido informalmente. É a senadora Simone Tebet (MDB). Isso mesmo, foi o nome preferido pelos partidos que compõem a terceira via para concorrer à presidência da República.
A decisão aconteceu após uma pesquisa encomendada apontar que Tebet tem rejeição menor que o ex-governador João Doria (PSDB) para concorrer com Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A oficialização da decisão da terceira via deve ser divulgada na próxima terça-feira (24), depois de um posicionamento do PSDB em relação a Dória.
Então, a crise no PSDB, que já era grande, tende a ficar ainda maior porque Dória não parece disposto abrir a mão de sua candidatura, apesar de dirigentes tucanos tentarem convencer o ex-governador de São Paulo a desistir da empreitada.
Um grupo liderado pelo senador Aécio Neves estaria disposto a brigar por candidatura própria, o que colocaria Dória e Aécio do mesmo lado, o que não vinha acontecendo desde que o senador mineiro lançou o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para concorrer na convenção do partido.
A terceira via, que não tinha decolado com nenhum nome viável para enfrentar a polarização Lula/Bolsonaro, agora deverá tentar com Tebet se isso vier mesmo a se consolidar. Se com PSDB já era difícil a tarefa de viabilizar um nome forte, agora com a crise tucana escancarada as coisas podem piorar.