Hospital da Unimed Poços de Caldas compartilha melhores práticas de Tecnovigilância em seminário da Anvisa
Poços de Caldas, MG – Os excelentes resultados obtidos nas avaliações da Rede Sentinela de Hospitais garantiram, mais uma vez, o convite para o Hospital Unimed Poços apresentar suas experiências em seminário nacional, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O evento foi realizado no dia 10 de maio, por videoconferência, e fez parte do Programa Sentinelas em Ação, contando ainda com a participação dos hospitais Sírio-Libanês, de São Paulo (SP) e Maternidade Escola Assis Chateaubriand, de Fortaleza (CE). Os profissionais das três instituições debateram tópicos como a implantação, os desafios, os avanços e a inovação da Tecnovigilância, sistema que visa a segurança sanitária de produtos para saúde na fase de pós-comercialização (equipamentos, materiais, artigos médico-hospitalares, implantes e produtos para diagnóstico de uso in vitro).
A apresentação foi feita por Ana Flávia Martins Baldan, engenheira Clínica da Beclin, prestadora de serviços técnicos do Hospital Unimed Poços. Ela destacou as ações realizadas pela instituição, entre eles, os treinamentos, informes aos colaboradores sobre temas como a importância da manutenção preventiva e descarte correto, classificação de criticidades e registros atualizados de inventário.
“É sempre um orgulho enorme receber um convite da Anvisa para compartilhar as nossas melhores práticas”, destacou o médico José Júlio Balducci, diretor do Hospital da Unimed Poços. “Sermos benchmarking para a agência que protege e promove a saúde da população brasileira nos dá a certeza de que os nossos investimentos no aprimoramento dos nossos processos e na qualificação da nossa equipe e, consequentemente, na qualidade de atendimento aos beneficiários, estão obtendo os melhores resultados”.
Sobre a Rede Sentinela de Hospitais – A Rede Sentinela de Hospitais foi criada pela Anvisa, em 2004, e funciona como observatório nos serviços para o gerenciamento de riscos à saúde, atuando em conjunto com o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Os hospitais sentinela acompanham o desempenho e eficácia de medicamentos, equipamentos, artigos de uso médico, sangue e seus derivados, possíveis efeitos adversos detectados, prejudiciais à saúde dos pacientes e/ou dos profissionais, e notifica-os à Anvisa.
Duas vezes por ano, os hospitais sentinela são avaliados e recebem pontos de acordo com suas práticas de segurança do paciente, implantação de protocolos de segurança, notificações à Anvisa e participação em videoaulas da Rede Sentinela, entre outros itens. O Hospital Unimed Poços possui o Selo Hospital Vigilância – Classificação A – a mais alta do programa.