Projeto em escolas quer alertar jovens sobre o uso das redes sociais
Poços de Caldas, MG – Teve início esta semana, e segue até dia 27 de maio, na escola Padrão e no colégio Dr. José Vargas de Souza, o projeto “Sobre a educação do olhar”, desenvolvido pelo fotógrafo Gustavo Rodrigues e pela professora Andréa Dalva Ribeiro.
“A ideia surgiu da necessidade de instruir os jovens e alertá-los sobre os riscos e benefícios do uso das redes sociais. A intenção do projeto é trabalhar com os alunos a questão da reprodução em massa de conteúdos pessoais nas redes sociais. Estaremos conversando com os estudantes do ensino fundamental e médio sobre os riscos e facilidades do uso da autoimagem nas redes sociais”, explica Rodrigues.
Ele lembra que a pandemia trouxe uma abordagem muito individual no que diz respeito à reprodução da autoimagem, tanto como vitrine social quanto como projeto de autoconhecimento. “A fotografia, compactada à facilidade de um aparelho celular, ampliou a ideia de uma observação mais atenta sobre a autoimagem. Hoje em dia se produz em larga escala uma quantidade inimaginável de selfies e não há consciência do porquê e nem para quê de tanto registro, que na maioria das vezes não é tão útil quanto apenas nos minutos posteriores à projeção da imagem. Trazer esta reflexão sobre a importância da reeducação da reprodução da própria imagem é o foco do bate-papo. Através de uma conversa descontraída buscar entender a partir da visão dos próprios alunos a real necessidade que pulsa nessa geração em produzir tanta vitrine para se expor os perigos que isso pode acarretar”, finaliza.