Novos casos de covid crescem em todas as Regionais de Saúde do sul de Minas
Poços de Caldas, MG – As notícias em relação a uma nova onda de casos de covid-19 não são otimistas, segundo os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que divulgaram nesta quarta-feira (8) o Boletim Epidemiológico IndCovid. “O alto ritmo de contágio por tempo prolongado em população parcialmente vacinada e com reinfecções tem produzido e facilitado a circulação de variantes do SARS-CoV-2 mais transmissíveis e resistentes à vacina. No Brasil e em Minas Gerais, essa circunstância criada pelo precoce afrouxamento no uso das máscaras e vacinação tem facilitado o espalhamento da subvariante BA.2 da ômicron, consolidando a nova onda de covid-19”, dizem eles no Boletim. Ainda de acordo com os profissionais, atualmente para controlar a pandemia é necessário somar a aceleração da vacinação e o uso de máscaras. “Do contrário, mesmo com menor proporção de casos graves, poderemos ameaçar a capacidade hospitalar por manter por longo tempo o alto nível do contágio devido à atual e crescente possibilidade de reinfecções e resistência viral à vacina”.
O Boletim mostra que em Minas Gerais a média móvel de casos alcança valores equivalentes ao registrado há um ano. No sul mineiro, o ritmo de novos casos é igual ao de junho do ano passado. “De modo geral, é certo que esses números estão subestimados devido à subnotificação e ou não realização de testes”.
Sul de Minas
A situação epidêmica da covid-19 no sul de Minas está assim demonstrada no Boletim da Unifal: crescimento de novos casos em todas as Regionais de Saúde há 39 dias na região (média móvel de 1.849, anterior = 1.025); novas internações sem atualização pela SES-MG; tendência de crescimento de óbitos, com apenas a Regional de Alfenas apresentando queda, estabilidade na de Pouso Alegre, crescimento nas de Passos e Varginha (média móvel de 0,9, anterior = 2,7).
Municípios
Todos os 10 municípios mais populosos do Sul de Minas apresentaram tendência de crescimento de novos casos. As novas internações estão sem atualização pela SES-MG. Novos óbitos: tendência de queda em Pouso Alegre, aumento em Lavras e Itajubá e os outros sete municípios não registraram óbitos na semana de 31 de maio a 6 de junho.
Nos municípios com campus da Unifal-MG, Varginha apresentou a maior taxa de incidência diária na semana, com 50 novos casos por 100.000 habitantes (anterior = 18), seguida de Poços de Caldas com 45,7 (anterior = 50,9) e Alfenas com 25,4 (anterior = 25,2).