Câmara realiza exposição “Compartilhando Vidas”
Poços de Caldas, MG – No Dia Internacional do Doador de Sangue a Câmara Municipal começou em seu saguão a exposição Compartilhando Vidas. O evento de lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira com presença de vários vereadores e do prefeito municipal Sérgio Azevedo, além de Maria Lauricéia Cardoso. “Doar sangue é salvar vidas e nós aqui da Câmara Municipal ficamos felizes por estar prestigiando esta iniciativa através de uma exposição. Doar sangue é sempre muito importante, nossa cidade tem um hemocentro que é referência e que atende toda a região”, disse o vereador Wellington Guimarães, que foi o autor do pedido para a realização da exposição. “Quero agradecer a todos os vereadores, o prefeito, seus secretários Paulo Ney e Damião que vieram prestigiar. Esperamos que daqui pra frente todos se conscientizem da importância da doação de sangue. Vamos fazer nossa parte já que amanhã pode ser nós a precisar desta importante ajuda”. falou Paulista.
Hemominas
A Fundação Hemominas em Poços de Caldas incentiva a doação de sangue neste mês o que é celebrado o “Junho Vermelho”, campanha de incentivo à doação de sangue que tem como objetivo homenagear os doadores voluntários de sangue, além de conscientizar a população sobre a importância do gesto de solidariedade. “Neste ‘Junho Vermelho’, queremos convidar aquelas pessoas que ainda não são doadoras de sangue para viver essa experiência solidária que salva vidas. Gostaríamos de parabenizar e agradecer, ainda, os nossos maiores parceiros nessa missão, os doadores”, destaca a captadora do Hemominas, Lauriceia Cardoso.
Nos meses mais frios do ano, os estoques de sangue nos hemocentros e bancos de sangue diminuem drasticamente. Isso compromete o abastecimento nos atendimentos de urgência, emergência e cirurgias dos hospitais, além de prejudicar pacientes que dependem de transfusões de sangue. Em Poços de Caldas os estoques tiveram uma baixa de quase 30% e por isso a necessidade da ajuda de todos.
Orientações Gerais
Para doar é necessário ter e estar com boa saúde, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e não estar em jejum. Há ainda outras regras, como não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses e não ter sido submetido a exames de endoscopia ou broncoscopia nos últimos seis meses. Quem tomou algum tipo de vacina deve aguardar pelo menos 48 horas para fazer a doação. No caso da vacina contra o Sarampo, a orientação é fazer a doação antes de se vacinar ou, esperar pelo menos quatro semanas, caso já tenha sido imunizado. E para quem foi diagnosticado com sarampo, é necessário aguardar 21 dias após a cura, para fazer a doação. No caso dos menores de 18 anos é necessário ir acompanhado de um responsável ou levar a autorização para doação, assinada. É obrigatório que o doador apresente documento oficial com foto.
Serviço
A Hemominas em Poços funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h30. Quarta-feira também tem coleta a tarde, das 16h às 20h. A Fundação Hemominas em Poços, fica na Avenida José Remígio Prézia, 303. Outros detalhes sobre a doação de sangue também estão no site www.hemominas.mg.gov.br. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 2101-9300.