boi_16

Montar em touro bravo é a paixão de jovem poços-caldense que sonha com os EUA

Data da Publicação:

16/06/2022

Poços de Caldas, MG – Cotovelo fora de lugar, pulmão perfurado, costelas quebradas, chifrada no rosto e uma infinidade de quedas que geram lesões graves. Nada disso impede o jovem Matheus Batista de Oliveira, de apenas 23 anos, de desafiar o perigo e ser especialista em montaria em touro bravo. É impossível prever os movimentos do touro e, mesmo com os equipamentos de segurança, existe a chance de o peão se machucar. Caso de Matheus, mas isto é fichinha para o jovem peão que precisa ir para as cidades da região para treinar.
“Precisa ter coragem para praticar este esporte, mas graças a Deus coragem é algo que não me falta. Quem pensar um pouco a hora que dá de frente com o touro vai sair correndo, não monta. Então quando vou para o rodeio rezo pela minha segurança, pela segurança do animal e faço o que tem que ser feito”, conta Matheus. O jovem já montou touros de todas as raças e tamanhos e sempre se deu muito bem. Ele conta que não é possível escolher o animal que será montado, já que esta definição é feita através de sorteio. “Falar que a gente não tem medo é mentira, mas é preciso ter um pouco de medo sim porque isso ajuda a gente a tomar mais cuidado”, conta o peão.
Matheus sonha em ir longe na modalidade: ser um campeão em Barretos e brilhar nos famosos rodeios dos Estados Unidos. “Claro que tenho um longo caminho pela frente, mas tenho perseverança e jamais vou desistir de minhas metas”, conta.
Matheus começou a se encantar pelos rodeios aos 17 anos. Mas como um adolescente troca as baladas e os carrões e se apaixona pelos touros? Matheus conta que sempre foi apaixonado pelos animais e pelos rodeios. A cada oportunidade de ir a um evento destes ele não perdia tempo e lá estava ele. Aos 17 anos começou a treinar e acabou fazendo parte de um “Caça Talentos”. Foi aí que começou a participar de competições pela região. Atualmente, através das etapas do “Caça Talentos”, Matheus está disputando a Copa GT, que tem 24 etapas. Ele está ranqueado na oitava colocação da Copa GT Rodeios.
O próximo objetivo de Matheus é entrar para o Circuito de Rodeio Rancho Primavera – Trovões Azuis e com isso os treinos estão mais intensificados. “Como moro na cidade e não tenho um animal mais perto para treinar fica mais complicado. Mas a gente sempre dá um jeito de estar em cima do lombo de um bravo”, conta Matheus. Como conhece muitos “tropeiros” ele sempre pega o telefone e busca uma ajuda. E é assim que em cidades como Ibitiura, Ipuiuna, entre outras, o poços-caldense vai realizar seus treinamentos. Ele chega a ficar dias nestas cidades, onde se dedica aos treinos. Isso geralmente acontece às vésperas de rodeios, quando precisa estar bem preparado para enfrentar a empreitada. Ele ainda não tem nenhum título, mas vem se destacando nas etapas que participa e já esteve em algumas finais.
Matheus quer ir mais longe, mas para isso precisa de apoio. ‘Tenho alguns apoiadores que me ajudam muito, como a Mineração Curimbaba, Federado Cowboy Shopping, JM Moda Country, mas preciso de mais. Quero ir a Barretos e até mesmo para os Estados Unidos, mas realmente é preciso de ajuda para isso”, disse Matheus, que é responsável por ir até as empresas atrás de patrocínio.
Quem puder ajudar, o contato é (35) 9877-6159. Recentemente Matheus esteve na Secretaria Municipal de Esportes, onde foi muito bem recebido. Lá foi orientado a como desenvolver um projeto para colocar em prática futuramente. Seria mais uma ajuda nos custos com a prática esportiva. “Quero seguir os caminhos dos meus ídolos Luciano de Castro e José Vitor Leme. Se chegar perto do que eles são seria maravilhoso”, conta.

Animais
A reportagem termina questionando Matheus de como ele vê críticas de associações de protetores de animais que alegam maus-tratos e tentam impedir a realização de rodeios pelo Brasil. Para Matheus os cuidados com os animais nos rodeios são muito grandes e as reclamações não procedem. “As reclamações são por causa do Sedém. Eles falam que ele aperta o testículo do boi, mas isso é desconhecimento. O que o Sedém faz é na verdade uma cócega onde o touro levanta a “garupa”. Se apertasse como dizem, o touro não teria força para pular. E tem ainda os cuidados. Touro fica oito segundos no rodeio e vai para o cocho comer. O que pula hoje não pula amanhã e para mim é um dos bois mais bem tratados que existem”, finalizou Matheus.

 

Paulo Vitor de Campos
pvc.mantiqueira@gmail.com
pvcampos@gmail.com

 

Leia Também

foto-xadrez-escolares-15-04-25

Etapa microrregional do xadrez classifica estudantes para próxima fase dos Jogos Escolares

Poços de Caldas, MG - A fase microrregional do xadrez dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) foi realizada no último fim de semana no ginásio municipal Issah Sarraf, em Poços de Caldas, reunindo 40 alunos da rede pública e…
foto-julia-bmx-15-04-25

Júnia conquista o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX em Americana

Poços de Caldas, MG - No último fim de semana, a atleta Júnia brilhou mais uma vez ao conquistar o primeiro lugar na 2ª etapa do Campeonato Paulista de BMX, realizada na cidade de Americana. Com desempenho sólido e constante,…
foto-tenis-caldense-15-04-25

Liga ProTennis agita Espírito Santo do Pinhal em sua 2ª Etapa

Poços de Caldas, MG - Espírito Santo do Pinhal (SP) recebeu entre os dias [inserir datas exatas] a 2ª etapa da Liga ProTennis 2025, realizada nas quadras do tradicional Clube de Campo Caco Velho. O torneio reuniu atletas de diferentes…
foto-handebol-elaine-15-04-25

Jovem atleta da Caldense é contratada por clube capixaba e se despede da equipe com emoção

Poços de Caldas,MG- Na última sexta-feira, 11 de abril, a equipe de base da Caldense se despediu da jovem atleta Ana Laura Fernandes, de apenas 12 anos, da categoria Mirim de Handebol. Promissora no cenário esportivo, Ana foi contratada pelo…
Foto: Divulgação

Campeonato Interbairros teve seis jogos no fim de semana

Poços de Caldas, MG - No último fim de semana aconteceram seis jogos do Campeonato Interbairros – Taça Carlão da Usab 2025. As partidas foram no Bandolão e no Córrego Dantas, com disputas equilibradas entre os times dos bairros. Ao…
Foto: Divulgação

Piloto Raphael Alves Silva brilha no BMX Race e se destaca entre os melhores da América

Poços de Caldas (MG) – O jovem piloto Raphael Alves Silva, representante da Associação Poços-caldense de Bicicross, foi um dos grandes destaques no Campeonato Latino e Pan-Americano de BMX Race, realizado na charmosa cidade de Chillán, no Chile. Reunindo os…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!