Inadimplência
No mês de abril, a inadimplência dos brasileiros bateu novo recorde com mais 66 milhões de pessoas com dívidas em aberto. O resultado é o maior número da série histórica da Serasa Experian, iniciada em 2016.
De acordo com informações, desde o início do ano, mais de 2 milhões de brasileiros se tornaram inadimplentes. Em valores, as dívidas somam mais R$ 271,6 bilhões.
Com relação ao perfil das dívidas, os segmentos de Bancos e Cartões possui 28,1% dos débitos, enquanto contas básicas como água, luz e gás representam 22,9%. Na comparação com abril de 2021, o setor de Financeiras foi o que teve maior aumento na participação de inadimplência, indo de 9,6% para 12,4%.
Para economistas, o aumento da inadimplência no decorrer de 2022 era uma movimentação esperada. Neste cenário de pandemia o resultado indica uma grande dificuldade em saldar dívidas em dia.
Aliado a isso ainda temos vários setores econômicos que ainda não conseguiram se recuperar e, consequentemente, sem condições de contratação de mão de obra.
Com o cenário político do ano as dificuldades de aprovação de medidas econômicas ficam ainda piores.