Clube Filatélico e Numismático comemora 12 anos de atividades em Poços
Delma Maiochi
delmaiochi@hotmail.com
Poços de Caldas, MG – Há 12 anos nascia o Clube Filatélico e Numismático de Poços de Caldas. Apesar de jovem, o ClubFila tem muito a contar sobre suas atividades, que foram intensas neste período, promovendo exposições, mostras, encontros, palestras em escolas, lançamentos de selos, entre outras. O foco sempre é incentivar a cultura e o colecionismo.
O atual presidente Francisco Braido relata um pouco da história do clube. “Foram 12 anos de intensa atividade e tudo começou com William Rayel e Fernando Albino, que, depois de participarem da Exposição Filatélica Nacional – Sul das Gerais: A energia das águas, em março de 2010, manifestaram interesse de criar um movimento semelhante por aqui. A data de fundação do clube foi 29 de maio de 2010 e nosso primeiro presidente foi Marcelo Pardini, que foi sucedido por William Rayel, Ednan Dias Neto, Roberto Silva [in memoriam] e Fernando Albino”, diz ele.
Braido ainda lembra que a logomarca foi criada por Victor Hugo Manata Pontes, baseada em dois elementos: o Monumento Minas ao Brasil e a Moeda Comemorativa do I Centenário da cidade de Belo Horizonte.
“O objetivo do clube é fomentar a cultura e incentivar o colecionismo através de materiais filatélicos e numismáticos, como selos, cédulas, moedas, postais, dentre outros, além de projetar o nome da cidade para todo o Brasil. É comum a correspondência entre clubes, nisso, o nome da cidade é levado a todos os lugares, além de enriquecer o turismo. Muitos visitantes conheceram Poços de Caldas através das nossas atividades, nas mostras e exposições realizadas nos Correios e no Museu Histórico e Geográfico”, pontua o presidente.
Com a pandemia, houve uma paralisação das ações, porém, as atividades internas seguiram, mantendo o Clube em contato com seus associados, mesmo diante dos protocolos sanitários.
Agora, retornaram as reuniões presenciais tradicionais que acontecem no último sábado de cada mês, no chamado “Café Encontro”, onde os sócios, convidados e amigos trocam experiências, materiais e discutem os eventos. Inicialmente, os encontros eram realizados, nos Correios, posteriormente na Termas Antônio Carlos e, mais recentemente, no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.
“Já temos em planejamento outras exposições em escolas e nos Correios”, finaliza.
Atividades
O presidente Francisco Braido reitera que foram realizados muitos eventos, mas ele destaca algumas exposições e mostras: selos postais da ONU (2011); Mostra Internacional Mail Art – Arte Postal (2011/2012); 1ª Mostra Numismática – Cédulas e Moedas (2012); Mostra de Selos Natalinos (2012/2013); Mostra de Selos Portugueses (2013); Da Europa para um só Destino (2013); Vultos Históricos – Selos do Padre Carlos (2014); Mostra de Escripofilia – Numismática (2015); Lançamento do Selo Abelhas Melíponas (2015); Trens e Ferrovias – Filatelia e Numismática (2015/2016); Libertadores da América Através da Numismática – PUC Poços (2016); Libertadores da América Através da Numismática – Agência dos Correios (2016); Mostra Filatélica Numismática Olimpíadas Rio-2016 (2016); 2ª Mostra de Selos Natalinos (2016/2017); Lançamento dos Selos sobre Aves Brasileiras (2017); Mostra Filatélica e Numismática Tema – Fauna (2017/2018); Mostra Filatélica e Numismática Tema – Personalidades Brasileiras e Visitantes Ilustres (2018/2019); Por um Mundo de Paz (2019); Mostra Filatélica e Numismática Tema – Fauna no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (2019); Mostra Filatélica e Numismática Tema – Presidentes e Governantes do Brasil (2019); Mostra Filatélica e Numismática Tema – Primavera no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (2019); 3ª Mostra de Selos Natalinos (2019/2020); Trens e Ferrovias – Filatelia e Numismática no Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (realização em 2020, mas por conta da pandemia, sem definição de data) – Lançamento do selo personalizado, em referência aos 10 anos do Clube (2020); Exposição temática so.bre Arquitetura (2021/2022)