Ativos
Minas Gerais se destaca como o segundo Estado brasileiro com maior número de empresas criadas no primeiro semestre de 2022. Superada a fase mais crítica da pandemia e impulsionado pela retomada do crescimento do país, foram criadas, entre janeiro e junho, mais de 212 mil empresas no Estado. Como no mesmo período foram fechadas pouco mais de 94 mil empresas na região, Minas Gerais detém um saldo positivo de quase 117,4 mil novas empresas nestes primeiros seis meses. Os dados constam no Painel Mapa de Empresas, produzido pelo Ministério da Economia.
O tempo médio de abertura de uma empresa em Minas Gerais é de um dia e sete horas e a natureza jurídica responsável pelo maior número de abertura de empresas no Estado neste primeiro semestre é a Empresa Individual, com quase 175 mil novas neste ano.
Em todo o país, apenas nos seis primeiros meses de 2022, foram abertas mais de 2 milhões de empresas, o que comprova a retomada do empreendedorismo.
Ao todo, o Brasil conta atualmente com mais de 19,61 milhões de empresas ativas.
Vale sempre lembrar a importância dos pequenos negócios que estão dando maior número de empregos e retomando o crescimento econômico com mais agilidade que outros setores.