Prevenção ainda é a melhor forma de controle da covid-19, dizem pesquisadores
Da redação
Poços de Caldas, MG – Mais informação e prevenção, alertam os pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), que desenvolvem os trabalhos sobre a pandemia da covid-19 e divulgam o boletim IndCovid. “Pelo poder de contágio da ômicron e sua resistência a defesas criadas pela vacinação e infecções prévias, a vacina sozinha pode não ser suficiente para conter rápido o contágio. Precisamos aliar a ela as já conhecidas medidas de prevenção, especialmente as máscaras”, dizem. Eles também reiteram que é urgente a volta à vigilância genômica do vírus, testagem responsável e monitoramento preciso, completo e cotidiano do número de casos, internações e óbitos. “O controle da pandemia depende do poder de prever e prevenir, só conseguido com informação rápida e de qualidade”.
Sul de Minas
A situação epidêmica no sul de Minas (tendência da média móvel de 7 dias em 18 de julho) mostra queda de novos casos em todas as Regionais de Saúde (média móvel de 1.117 – anterior = 1. 312). Também tendência de quedas em novas internações (média móvel de 13 – anterior = 22), com estabilidade na regional de Alfenas. Novos óbitos com média móvel de 3,7 (anterior = 3,4), com crescimento na regional de Pouso Alegre e queda nas de Alfenas, Passos e Varginha.
Municípios
Nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas o boletim mostra que apenas em Varginha houve crescimento de novos casos, estabilidade em Lavras e os demais com queda (Poços de Caldas, Pouso Alegre, Passos, Itajubá, Alfenas, Três Corações, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas). Novas internações: Varginha com estabilidade, Alfenas aumento, Três Pontas sem registro e queda nos demais. Novos óbitos: estabilidade em Poços de Caldas, queda em Varginha, Passos, Lavras, Alfenas, Três Corações e São Sebastião do Paraíso. Pouso Alegre, Itajubá e Três Pontas sem registro de óbitos na SES-MG, no período de 12 a 18 de julho.
Nos municípios com campus da Unifal-MG, Alfenas apresentou a menor taxa de incidência diária na semana, com valor de 37,5 (anterior = 39,6), seguida por Varginha com 41,0 (anterior = 39,2) e Poços de Caldas com 47,5 (anterior = 42,8). Alfenas apresentou variação para menos, Poços de Caldas e Varginha variações para mais no valor do indicador.