Teatro de lambe-lambe marca o encerramento do Julho Fest
Poços de Caldas, MG – A Companhia de Teatro Montéchios e Capuletos, em parceria com a Monteiros e Lobatos Companhia de Teatro, apresentou no último domingo (31) o espetáculo 150 anos de Poços de Caldas – Lambe-Lambe. Foi o último trabalho da programação do Julho Fest 2022. Segundo Clisthenis Betti, um dos idealizadores, o projeto, teve como objetivo exaltar o aniversário da cidade e o ano da Mineiridade. “Esse ano nossa cidade está comemorando esta importante data e nada mais justo que os eventos culturais tenham esse foco”, pontua ele.
O projeto apresentou cinco caixas de teatro de lambe-lambe, cada uma com um tema sobre a cidade, história, causos, pessoas e fatos.
“Essa forma de encenação é a técnica que utiliza uma pequena caixa cênica, portátil, dentro da qual é encenado um espetáculo, que em geral tem curta duração, com a utilização de bonecos ou outros objetos que são animados. Existe um estudo sobre essa forma teatral. Teatro Lambe-Lambe é uma das várias manifestações das quais se constituem o Teatro de Animação Contemporâneo. Atualmente, uma das maiores características do Teatro de Animação é a presença abundante de elementos de outras linguagens artísticas, além das rupturas com o Teatro de Bonecos Tradicional”, explica um dos produtores Felipe Campos.
As histórias que fizeram parte do espetáculo nas caixas foram inspiradas no Livro Memórias Históricas de Poços de Caldas, na oralidade e em uma parte da história de vida dos produtores e primos Felipe Campos e Clisthenis Betti.
Todas foram pesquisadas e escritas pelo ator, historiador e autor Clisthenis Betti: O imperador e o coronel, O antigo Junqueira, O vulto branco, O falso São Benedito, O presépio de Dona Rosa.
Mudança de data
O espetáculo seria apresentado dia 23 de julho, mas como um outro evento estava marcado, o som atrapalharia o teatro de lambe-lambe, que necessita de total atenção para os espectadores. A apresentação foi no Parque Jose Afonso Junqueira e atraiu muitas pessoas. Segundo os produtores, foi muito gratificante, pois além de levar diversão ao público, contaram uma parte da história de Poços.
A produção foi de Felipe Campos, criação e confecção das caixas e figurinos dos bonecos Clisthenis Betti, manipulação dos bonecos Clisthenis Betti, Elvis Lago, Felipe Campos, Lucia Betti e Vinicius Betti, bonecos Juliano Santos, vozes Clisthenis Betti, Elvis Lago, Lucia Betti, iluminação Felipe Campos, Vinicius Betti, montagem Walmir Ribeiro, Leandro Campos.