Covid: Poços descarta apenas 0,5% do total de vacinas recebidas
Poços de Caldas, MG – Desde o início da campanha de vacinação contra covid-19 em Poços, foram descartadas cerca de 2 mil doses do imunizante.
Esse número representa 0,5% do total das doses recebidas e o Ministério da Saúde preconiza que até 5% é considerado perda técnica aceitável.
Cada frasco da vacina contém pelo menos cinco doses, mas depois de aberto, é preciso usar todo o conteúdo do recipiente. Se outras pessoas não aparecem para se vacinar, as doses são perdidas.
Assim, quando as pessoas não aparecem para se vacinar e um frasco já foi aberto o restante é descartado. O único imunizante que tem um tempo maior de duração é o do laboratório Astrazeneca, com 48 horas de validade após aberto.
A equipe de imunização adotou medidas durante a campanha para evitar a perda de doses, como, por exemplo, o horário reduzido nas unidades de saúde, pois depois do horário todas as doses eram centralizadas na Sala de Vacina da Urca, onde havia um movimento maior de pessoas.
Também quando havia a possibilidade de sobrar doses, as unidades de saúde ligavam para as pessoas que já haviam deixado o contato para receberem o imunizante.
“A perda técnica de vacinas acontece em situação de campanha e rotina do Programa Nacional de Imunização. Definimos uma série de medidas para evitar essa perda, mas, com a redução do movimento, elas se tornaram inviáveis. Além disso, a orientação do Ministério da Saúde é que não se deve perder a oportunidade de vacinar, mesmo na possibilidade de perder as doses que restam em frasco já aberto. Poços teve uma perda muito pequena, o número não chega a 0,5% das vacinas recebidas. Essa perda técnica é aceitável quando chega até 5% do total recebido”, explica a enfermeira Ana Corina Pacheco.
Atualmente, quase 80% da população já está vacinada contra covid-19 em Poços.