davi_10

MEMÓRIA HISTÓRICA – David Benedicto Ottoni

Data da Publicação:

09/08/2022

Nasceu na Fazenda Poton, em Filadélfia, hoje a cidade de Teófilo Otoni. Fez seus estudos iniciais em Diamantina e Mariana. Com 14 anos de idade foi para o Rio de Janeiro, onde, em 1873, concluiu o curso preparatório para a Escola de Medicina, tendo se formado no ano de 1879.

Clinicou em Juiz de Fora e Carangola, Zona da Mata mineira.  Em 1882 viajou pela Europa. Na Alemanha e na França especializou-se em oftalmologia. Depois esteve na Argentina, Paraguai e Uruguai, onde exerceu a profissão.

Percorreu quase todos os Estados do Brasil. Em Fortaleza, Ceará, casou-se com Maria Luiza Bezerra Monteiro.

Retorna ao Rio de Janeiro onde passou a clinicar.

Viajou pelo Estado de São Paulo, tendo residido em São João da Boa Vista.

Em 1895 fixou residência em Poços de Caldas a fim de tratar da saúde da sua filha Luiza.

Instalou sua clínica e, segundo relatos no jornal Revista de Poços de 8 de maio de 1904, realizou duas cirurgias de catarata em duas jovens de 13 anos, Brasilina e Georgina Figueiredo, da cidade de Campestre.

Aqui permaneceu até sua morte em 1925, deixando uma numerosa família

Em Poços de Caldas, além de seu trabalho como médico, esteve ligado à política local. Ocupou vários cargos eletivos e administrativos: juiz de Paz, vereador, presidente da Câmara Municipal e agente executivo. Foi presidente do Conselho Administrativo.

Em 1904 escrevia para o recém-fundado jornal “Revista de Poços”, na coluna Em Prol de Poços, artigos de interesse geral, principalmente voltado para aspectos da urbanização da vila.

Nesse tempo manifestava em seus textos a ideia de uma Poços de Caldas moderna, com largas ruas, praças e avenidas.

Sugeria a construção de uma rodovia que circundasse a cidade, nas fraldas da serra de São Domingos.

Com a criação da prefeitura, David Benedicto Ottoni foi nomeado prefeito, permanecendo no cargo de 03 a 16 de janeiro de 1905, quando tomou posse o prefeito nomeado Juscelino Barbosa.  Dessa forma, ele se tornou o primeiro prefeito de Poços de Caldas.

A cidade prestou-lhe significativa homenagem erigindo um busto que está localizado no início da avenida David Benedicto Ottoni, no Jardim dos Estados.

 

Hugo Pontes 

 Professor, poeta e jornalista 

 

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!