MEMÓRIA HISTÓRICA – David Benedicto Ottoni
Nasceu na Fazenda Poton, em Filadélfia, hoje a cidade de Teófilo Otoni. Fez seus estudos iniciais em Diamantina e Mariana. Com 14 anos de idade foi para o Rio de Janeiro, onde, em 1873, concluiu o curso preparatório para a Escola de Medicina, tendo se formado no ano de 1879.
Clinicou em Juiz de Fora e Carangola, Zona da Mata mineira. Em 1882 viajou pela Europa. Na Alemanha e na França especializou-se em oftalmologia. Depois esteve na Argentina, Paraguai e Uruguai, onde exerceu a profissão.
Percorreu quase todos os Estados do Brasil. Em Fortaleza, Ceará, casou-se com Maria Luiza Bezerra Monteiro.
Retorna ao Rio de Janeiro onde passou a clinicar.
Viajou pelo Estado de São Paulo, tendo residido em São João da Boa Vista.
Em 1895 fixou residência em Poços de Caldas a fim de tratar da saúde da sua filha Luiza.
Instalou sua clínica e, segundo relatos no jornal Revista de Poços de 8 de maio de 1904, realizou duas cirurgias de catarata em duas jovens de 13 anos, Brasilina e Georgina Figueiredo, da cidade de Campestre.
Aqui permaneceu até sua morte em 1925, deixando uma numerosa família
Em Poços de Caldas, além de seu trabalho como médico, esteve ligado à política local. Ocupou vários cargos eletivos e administrativos: juiz de Paz, vereador, presidente da Câmara Municipal e agente executivo. Foi presidente do Conselho Administrativo.
Em 1904 escrevia para o recém-fundado jornal “Revista de Poços”, na coluna Em Prol de Poços, artigos de interesse geral, principalmente voltado para aspectos da urbanização da vila.
Nesse tempo manifestava em seus textos a ideia de uma Poços de Caldas moderna, com largas ruas, praças e avenidas.
Sugeria a construção de uma rodovia que circundasse a cidade, nas fraldas da serra de São Domingos.
Com a criação da prefeitura, David Benedicto Ottoni foi nomeado prefeito, permanecendo no cargo de 03 a 16 de janeiro de 1905, quando tomou posse o prefeito nomeado Juscelino Barbosa. Dessa forma, ele se tornou o primeiro prefeito de Poços de Caldas.
A cidade prestou-lhe significativa homenagem erigindo um busto que está localizado no início da avenida David Benedicto Ottoni, no Jardim dos Estados.
Hugo Pontes
Professor, poeta e jornalista