Comitê suspende uso de máscara em ambientes fechados de Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – O comitê Covid-19 publicou nesta sexta-feira (12) uma resolução que determina a suspensão do uso de máscara de proteção individual em ambientes fechados.
O uso de máscara de proteção individual, cobrindo boca e nariz, passa a ser facultativo em ambiente fechado, cabendo a cada pessoa ou responsável legal dispor da sua utilização.
Recomenda-se a utilização da máscara para pessoas que possuam comorbidades ou doenças imunossuprimidas, que não estejam com o esquema vacinal completo, que estejam com sintomas de síndromes gripais ou contaminados pela covid-19.
O Comitê ressalta que as empresas poderão redigir normativas próprias a respeito do uso de máscara em ambientes abertos, cabendo a elas a fiscalização.
A Vigilância Epidemiológica, junto ao Comitê Covid-19, segue monitorando os indicadores epidemiológicos na cidade.
Painel – Os dados do Painel Covid desta sexta-feira (12), divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, mostram que o município registrou 25 novos casos da doença. São 30.346 casos desde o início da pandemia, com 29.428 recuperações. Os óbitos somam 591, com a morte de uma mulher de 83 anos. Em acompanhamento domiciliar estão 327 pessoas.
Na UTI não há poços-caldenses internados, apenas um paciente que veio de Guaxupé.
A média móvel de novos casos oscilou de 4,87 no início de maio para 19 no momento. A faixa etária com maior frequência de casos é de 30 a 39 anos e predomínio em mulheres.
O Painel ainda mostra que foram administradas 437.255 doses de vacina contra a covid. E o acumulado de testes é de 115.141, sendo 37.721 nos estabelecimentos privados, 1.890 nas empresas, 65.612 nas unidades públicas de saúde e 9.918 na Fundação Ezequiel Dias (Funed).