Flipoços dedica programação à candidatura de Poços às Cidades Criativas da Unesco
Poços de Caldas, MG – Há cerca de três anos, um grupo de voluntários que reúne representantes de 170 cidades do sul de Minas vem trabalhando para que Poços de Caldas faça parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O trabalho, que tem intenso apoio do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas (Flipoços), será especialmente evidenciado através da 17ª edição do evento. Com mesas, atividades especiais e a recepção de uma comitiva da cidade de Óbidos (Portugal), o festival terá uma programação especialmente dedicada à importância desta candidatura, que ocorre em 2023, sob coordenação do Polígono Sul-mineiro do Livro.
O 17º Flipoços ocorre de 3 a 11 de setembro de 2022, com a temática “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”; e, dedicando a programação ao Ciclo Literário Sul-mineiro, receberá atividades híbridas e abertas ao público, com a exibição de vídeos e debates. De acordo com a curadora do evento, Gisele Ferreira, as mesas trazem relevantes convidados e discutem o impacto da literatura na sociedade. A candidatura do município junto à Unesco ocorre no próximo edital, em junho de 2023, na temática da Literatura. O trabalho vem sendo realizado por membros do Polígono Sul-mineiro do Livro, além das pessoas que fazem parte do Comitê Organizador da “Poços Literária”, título do projeto.
“Isso não seria possível se o grupo de voluntários do Polígono Sul-mineiro do Livro não estivesse tão empenhado em inserir Poços de Caldas na Rota Internacional das Cidades Criativas, na área da literatura. São cidades representadas por pessoas que, em sua maioria, não são poços-caldenses, mas entendem a relevância dessa candidatura para Minas Gerais e para o Brasil. Com isso, o Flipoços irá receber sete mesas que evidenciam o trabalho do Ciclo Literário Sul-mineiro e discutem essa relevância. Desejamos incentivar também o apoio das autoridades e da população de nossa cidade à essa candidatura”, informou.
Segundo Gisele, trazendo aspectos que refletem a importância das cidades criativas, durante o Flipoços, Poços também receberá uma comitiva de Óbidos (Portugal), primeira cidade em língua portuguesa que integra a rede internacional de cidades criativas da literatura.
A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas.
Acesse o novo site no ar pelo www.flipocos.com e mais informações ligue para (35) 3697 1551.