Câmara recebe alunos de 17 cidades para a Plenária Regional do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG – Na última quarta-feira (10), a Câmara de Poços sediou a Plenária Regional do Parlamento Jovem de Minas 2022. O evento reuniu alunos e coordenadores das 17 cidades que integram o Polo Sudoeste (Albertina, Alpinópolis, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Cássia, Guaranésia, Guaxupé, Itaú de Minas, Juruaia, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Poços de Caldas, Pratápolis e São Sebastião do Paraíso). Também participaram do evento o presidente da Câmara de Poços vereador Marcelo Heitor (PSC), o presidente do Conselho Consultivo da Escola do Legislativo Douglas Dofu (UNIÃO) e vereadores de diversos municípios.
Os estudantes participaram de algumas atividades ao longo do dia, entre elas a discussão e votação das propostas contidas no documento base, elaborado nas Plenárias Microrregionais por todos os municípios do Polo, sobre o tema Saúde Mental do Jovem. Desse total, 13 foram priorizadas para a etapa estadual, que acontece em Belo Horizonte, no mês de setembro. Entre elas estão: destinação de profissionais de Psicologia para as escolas na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, fornecendo atendimento aos alunos e conscientização sobre a saúde mental; criação de um Clube do Livro, através das bibliotecas municipais, aberto a todos os usuários, disponibilizando, ainda, um acervo online por meio de site público e de fácil acesso; promoção e incentivo às escolas para implementarem, manterem e melhorarem salas com material tecnológico, como computadores ou projetores, conscientizando sobre o uso especializado, saudável e acessível às tecnologias.
Ainda durante a Plenária, foram eleitos os estudantes de cada município que poderão participar da fase estadual. Poços será representada pela aluna Victória Freitas Ribeiro, da Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente). Ela não poupou elogios ao PJ. “Desde a etapa municipal, eu me diverti muito durante as Plenárias. Foi uma experiência completamente nova para mim. Eu pude entrar em contato com outras perspectivas, aprender, tolerar e aceitar, pois nem todas as opiniões eram parecidas com a minha”, disse.
Victoria falou da motivação para participar do projeto. “Eu sempre fui uma pessoa interessada nos meios políticos e, quando foi apresentado o projeto na minha escola, eu não pude deixar passar. Logo procurei pelo meu professor para atuar. E o que mais achei interessante foi o tema debatido esse ano, a saúde mental do jovem. Foi por conhecer de perto e de inúmeras formas como é o descaso para com a saúde mental que pude me achar capacitada para falar e defender o tema. Sobre ser escolhida para estar em BH, a ficha demorou pra cair. Fiquei extasiada. Descobrir que seria eu quem carregaria a responsabilidade de representar pessoas tão brilhantes que participaram do PJ comigo e, ainda, falando sobre um tema tão sério e importante, foi definitivamente uma experiência única”, declarou.
A Câmara de Poços recebeu, durante a Plenária, os coordenadores estaduais do PJ Veruska Célia Gontijo Pereira e Ricardo Moreira. Veruska destacou a importância do evento e se disse impressionada com o nível dos debates promovidos pelos estudantes. Ela parabenizou os organizadores pelo encontro. “Essa Plenária coroa uma etapa super importante do Parlamento Jovem, que é a regional. Então, esse é um trabalho educativo, mas ao mesmo tempo de representação, muita participação e protagonismo do jovem, no sentido deles estarem construindo aquilo que entendem como o que deve melhorar na sociedade, dentro da temática deste ano”.
A coordenadora comentou que não está acompanhando todas as Plenárias Regionais, como fez com a do Polo Sudoeste. “Podemos observar que o que foi inovador neste Polo Sudoeste foi a questão das Plenárias Microrregionais, que foram uma iniciativa da Taís Ferreira em conjunto com as coordenações, em função do acréscimo de Câmaras e aumento no número de estudantes. Então, essa foi uma iniciativa muito criativa e efetiva para chegarmos na Plenária com uma discussão mais profunda e apropriada sobre o tema. Tivemos, em média, trinta jovens em cada grupo de trabalho, com uma atuação muito técnica e uma fala muito articulada. É muito legal vermos que os alunos, de certa forma, estão muito prontos nesta Plenária, com o discurso afinado. E vemos ainda uma votação com muita cautela para continuar nessa mesma proposta participativa de discussão e votação. Então isso tudo é muito admirável de se ver”, destacou.
Thaisa Vieira, coordenadora do PJ em Muzambinho, falou sobre a atuação dos Grupos de Trabalho antes da votação das propostas. “No período da manhã, tivemos as ações dos Grupos de Trabalho sobre os três subtemas, momento em que houve grandes debates e reflexões, com os estudantes dispostos a discutirem as propostas ligadas à temática. É muito satisfatório para mim, enquanto coordenadora municipal, ver a representatividade dos jovens do nosso Polo e dos outros estudantes, fazendo discussões no nível das realizadas no período da manhã. Ficou claro para mim que esses jovens sabem do que estão falando e que pensam muito no bem coletivo. É muito bom estar aqui e presenciar tudo isso, que nos enche de esperança de um futuro melhor para o país”.
Outra atividade da Plenária foi a votação das sugestões de tema para 2023. O Polo Sudoeste escolheu “Educação Financeira nas Escolas”, sugestão que será encaminhada para seleção na próxima etapa. Tais Ferreira, coordenadora do projeto em Poços, falou da responsabilidade em abrigar uma Plenária com tantos municípios. “É um grande desafio, mas ao mesmo tempo uma grande satisfação. Os estudantes foram brilhantes nos debates e votações das propostas que serão enviadas para Belo Horizonte. Isso mostra que toda dedicação nas etapas de formação gerou bons frutos e que suas ideias podem se tornar importantes políticas públicas, fazendo a diferença na área da saúde mental dos jovens”, afirmou.

PJ Minas
O PJ Minas é um projeto de formação política e educação legislativa destinado aos alunos do ensino médio. Além de despertar nos jovens o interesse pelo exercício da democracia, o programa possibilita o conhecimento do processo legislativo, bem como a vivência em situações de debates e exposição de opiniões. Fazem parte do projeto neste ano as seguintes instituições de Poços: Colégio CEPOC, IFSULDEMINAS, Colégio Pelicano, Escola Estadual Arlindo Pereira (Polivalente), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (Escola Padrão), Escola Estadual David Campista, Escola Profissional Dom Bosco, Colégio Sete de Setembro e Colégio Nini Mourão.

 

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