Vereador quer equipamento de proteção em caminhões da coleta de lixo
Poços de Caldas, MG – O vereador Marcelo Heitor entrou com pedido de informações ao Executivo sobre a possibilidade de instalação de equipamentos de proteção nos caminhões de coleta de lixo que prestam serviço em Poços de Caldas. Segundo Heitor, o objetivo é a segurança dos trabalhadores.
No documento, o vereador salienta que o coletor de lixo recolhe em média 4 a 6 toneladas de lixo por dia na cidade num trabalho que leva mais de sete horas para ser feito. Destaca ainda que o serviço é feito independente do sol ou da chuva, além de correrem uma média de 35 a 40 km por dia. Heitor cita ainda os perigos do trânsito e até mesmo a discriminação. “Pessoas que julgam erradamente o coletor apenas porque trabalha com lixo e não reconhecem que essa profissão é uma das mais indispensáveis para a vida nas cidades”, cita o vereador no documento encaminhado ao Executivo.
“A proposição visa buscar informações sobre a possibilidade de a prefeitura instalar equipamentos de proteção para os trabalhadores nos caminhões de coleta de lixo. Os equipamentos de proteção e conforto servem para que esses profissionais e trabalhadores, pelo menos no trajeto que não estão fazendo a coleta seletiva de lixo, possam descansar protegidos. Estar por horas em pé, pendurados no caminhão e correndo atrás dos lixos não é nada fácil”, cita ainda o documento. “Estamos buscando saber do Executivo se existe esta preocupação com estes trabalhadores ou se pelo menos algum estudo sobre a possibilidade de instalação de equipamentos de proteção nos caminhões de coleta, para a realização do serviço de forma apropriada e segura”, falou o vereador.