Sinal sonoro para deficientes visuais é tema de requerimento de vereador
Poços de Caldas, MG – O vereador Marcelo Heitor quer saber da administração se existe a possibilidade de instalação de equipamentos de sinais sonoros em todos os semáforos da cidade para contribuir com a segurança das pessoas com deficiência visual, com baixa visão e idosos. Ele também pergunta, em requerimento, se há levantamento de quantos semáforos existem e qual a previsão para que os semáforos da cidade tenham sinal sonoro.
“O equipamento funciona mediante a emissão de um “bip” que informa a situação do semáforo para travessia de pedestres. Quando o tempo para travessia de pedestres termina, o aviso sonoro acelera, como advertência de que não é o momento adequado para atravessar. Quando o equipamento está silencioso, o sinal está aberto aos veículos e fechado aos pedestres. A meta é aparelhar toda a cidade. E esses equipamentos irão auxiliar toda a população, principalmente contribuir para a independência, autonomia e segurança dos deficientes visuais. É direito da população poder contar com infraestrutura municipal adequada, que atenda às suas necessidades”, diz Marcelo Heitor.
Ele justifica o pedido dizendo que está sempre propondo melhorias na segurança para as pessoas com deficiência visual, idosos e demais pedestres, lembrando que em várias cidades já existe esse tipo de equipamento. O vereador ainda ressalta que entrou em vigor, em 2016, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), representando um novo olhar para este segmento, com cerca de 45 milhões de pessoas no Brasil. Desde então, diferentes ações estão sendo tomadas para que o país assegure e promova, em condições de igualdade, maior autonomia para inclusão social. “Uma dessas iniciativas foi regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito [Contran], dia 10 de outubro de 2017. A medida estabelece padrões e critérios para a sinalização semafórica com sinal sonoro para travessia de pedestres com deficiência visual. Como representante do povo poços-caldense, presidente e vereador, entendo a importância dos equipamentos de sinais sonoros, motivo pelo qual busco esclarecimentos sobre o processo de instalação”, finaliza.