Sul de Minas registra queda de casos de covid há dois meses seguidos
Poços de Caldas, MG – Da redação – A região sul de Minas continua registrando queda de novos casos de covid-19 em todas as Regionais de Saúde. É o que mostra o Boletim InfCovid, de 29 de agosto, dos pesquisadores da Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Mas, a notícia ainda não é completamente boa. “Há praticamente dois meses, ininterruptamente, que se observa tendência de queda de novos casos de covid-19 em Minas Gerais e no sul de Minas. No sul mineiro, a média móvel de novas mortes e internações já é igual à de dezembro de 2021, o melhor mês da pandemia. Porém, a média de novos casos ainda é o dobro do que nesse período”, constatam. Na semana epidemiológica analisada pelos profissionais, houve queda de novos casos também em todas as Regionais de Saúde (média móvel de 127, anterior 223). Em novas internações, a média móvel foi de 4 (anterior 14), com tendência de queda. Crescimento na Regional de Passos, estabilidade na de Varginha e queda na de Alfenas e Pouso Alegre. Em novos óbitos, tendência de crescimento (média móvel de 1,4, anterior 1,9). Aumento nas Regionais de Alfenas e Varginha e queda nas de Passos e Pouso Alegre.
Municípios
Nos 10 municípios mais populosos do sul de Minas, na questão de novos casos, registro de estabilidade em Alfenas, Itajubá e Varginha, queda nos demais. Dados inconclusivos para Pouso Alegre. Em novas internações, Passos com crescimento, queda em Poços de Caldas, Varginha e Itajubá, estabilidade em Alfenas e Lavras e diminuição em São Sebastião do Paraíso. Sem registro de ocorrência para Pouso Alegre, Três Corações e Três Pontas. Em novos óbitos, aumento em Varginha e Lavras, diminuição em Pouso Alegre, estabilidade em Poços de Caldas e Três Corações e queda em Passos e Itajubá. Sem registro de ocorrência no período para Alfenas, São Sebastião do Paraíso e Três Pontas.
Nos municípios com campus da Unifal, Poços de Caldas teve a menor taxa de incidência diária na semana, com 5,7 casos por 100.000 (anterior 11,7), seguido por Varginha com 6,7 (anterior 9,3) e Alfenas com 7,5 (anterior 6,3). Alfenas apresentou variação para mais e Poços de Caldas e Varginha para menos no valor do indicador.
Poços de Caldas
O Painel Covid desta quinta-feira (1), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, registrou seis novos casos e nenhum óbito. A UTI continua sem internações de pacientes com covid-19 desde a última segunda-feira (29). São 30.541 casos desde o início da pandemia, com 29.714 recuperações. Em acompanhamento domiciliar estão 233 pessoas no momento.