Pequenos
Já virou rotina a notícia da criação de empregos pelos pequenos negócios no país. As micro e pequenas empresas foram responsáveis novamente por sete em cada dez vagas de trabalho formais criadas em julho deste ano, mantendo o ritmo de geração de empregos registrado nos seis primeiros meses do ano.
O levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que os pequenos negócios apresentaram um saldo positivo de 176,8 mil novas contratações, contra um saldo de 50,6 mil postos de trabalho das médias e grandes, o que corresponde a 70,2%. De acordo com o Sebrae, a média mensal de empregos gerados pelos pequenos negócios, desde o início do ano, se mantém superior a 160 mil.
As eleições estão aí e não vemos nenhum plano de governo voltado para os pequenos negócios. Isso deveria ser ponto de discussão nos debates e campanhas eleitorais, mas o que vemos é que o assunto passa despercebido e coisas irrelevantes para o futuro do país ganham mais destaques nas campanhas. A política para este setor deveria ser tratada com mais seriedade pelos candidatos.