Congresso do Meio Ambiente volta ao formato presencial em Poços
Poços de Caldas, MG – Após dois anos de pandemia, mas sem deixar de acontecer, o Congresso Internacional de Meio Ambiente celebra sua 19ª edição em formato presencial e receberá ao longo da semana em que se comemora o Dia da Árvore (21 de setembro) e abertura da primavera (22 de setembro), mais de 300 pessoas de norte a sul do país.
O Congresso, que acontece de 20 a 22 de setembro, no centro de convenções do Hotel Nacional Inn (8º andar), está sendo considerado o principal evento do ano na área ambiental no Brasil. Segundo a organização, mesmo sendo o primeiro em formato presencial, o Congresso ainda não volta à carga máxima em relação à participação do público. “Nosso Congresso costuma receber de seiscentas a mil pessoas por edição. Entretanto, em virtude de vários fatores, como a pandemia que ainda não está 100% resolvida, o momento político e os altos preços de passagens aéreas e outros, a participação ainda ficará abaixo do normal”, diz Gisele Ferreira, realizadora do Congresso.
Mas ainda assim, o grande diferencial do Congresso, que é a questão técnico científica e a participação do público com o envio de trabalhos científicos, mantém-se o mesmo. O tema será “Planeta Terra, Água e Ar: Consciência, Conservação e Educação” e vai contar com renomados palestrantes nacionais e internacionais. Entre os nomes confirmados estão a Dra. Chou Sin Chan do INPE, professor Dr. Glauber Araujo de Freitas CEO na Hy Brazil, professor Dr. Vilmar Alves Pereira Unini/Unioeste, Maria de Carvalho Tereza Lanza, gestora da APA Marinha do Litoral Centro, professora Dra. Maria Cristina Weyland Vieira da Arpemg, Ginessa Correa Lemos da Fundação Grupo o Boticário, entre outros. Este ano o Congresso também recebe duas mesas internacionais: “La Relación humanidade-naturaleza em la cosmovisión del Buen Vivir” com os palestrantes professora Dra. Janete Schubert, professor Dr. Atawallpa Oviedo Freire e professor Dr. Carlos Andrés Duque Acosta e a conferência de encerramento “Economia Ecológica” com a palestrante professora Dra. Aleida Azamar Alonso da Universidade Autonama Metropolitanta – Xochimilco – México. Ainda como parte integrante e importante do Congresso, acontecerá dia 19 de setembro um plantio de mudas, no Jardim Kennedy II na praça Miguel Arcanjo para a revitalização do local indicado pela Secretaria de Serviços Públicos de Poços de Caldas. O Congresso vai oferecer ainda nessa edição quatro e-books que poderão ser baixados diretamente no site www.meioambientepocos.com.br, além de uma festa de confraternização para os congressistas no Gorillaz. Os interessados em participar do Congresso podem fazer inscrição na hora no local do evento.
O Congresso Nacional de Meio Ambiente é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campus Muzambinho e apoio Fapemig e Capes.