Instituto Alcoa aprova mais de R$ 2,1 milhões em apoio a projetos locais
Poços de Caldas, MG – O Programa de Apoio a Projetos Locais é uma das iniciativas do Instituto Alcoa que contribui com o desenvolvimento dos territórios onde a Alcoa está presente. Realizado anualmente, o edital recebe inscrições de projetos desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do poder público nas frentes prioritárias: educação (com foco no ensino fundamental), geração de trabalho e renda e empreendedorismo.
Monica Espadaro, gerente de Projetos do Instituto Alcoa, celebra as parcerias que estão sendo construídas e que têm potencial de beneficiar mais de 3 mil pessoas. “Com essas parcerias, buscamos gerar impacto e as transformações necessárias para uma sociedade cada vez mais inclusiva e menos desigual. A união de esforços entre sociedade civil, poder público e o investimento social privado é fundamental para o desenvolvimento dos territórios de forma articulada, consistente e perene”, destacou Monica.
Da nossa região foram beneficiadas seis instituições, sendo cinco de Poços de Caldas e uma de Andradas, que receberão um total de R$ 519.309,00 para a implantação de importantes projetos comunitários na área de educação e empreendedorismo.
Além dos projetos aprovados no Edital 2022, a unidade de Poços de Caldas, por meio do IA, apoiou o 6º Congresso Nacional de Educação, promovido pela GSC Eventos Especiais.
“Temos a certeza de que os projetos selecionados terão um impacto muito positivo nas nossas comunidades, beneficiando centenas de pessoas, seja com geração de emprego e renda, melhoria da educação e inclusão social”, destaca Fabio Martins, gerente geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas. “Aproveito a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos neste processo, pois não é uma tarefa fácil selecionar, entre tantos projetos recebidos, aqueles que serão enviados para análise do Instituto Alcoa – a Equipe Líder de Relações Institucionais e o nosso Conselho Consultivo de Relações Comunitárias, formado por representantes das comunidades de Poços de Caldas, Andradas, Caldas e Divinolândia. Agradeço também à Diretoria e Conselho do Instituto Alcoa pelo entendimento e percepção das necessidades das nossas comunidades”.
“A parceria do Instituto Alcoa tem um significado especial para nós”, observa Thais Costa, presidente do Chico Rei. “Além de permitir a implantação de um dos nossos mais importantes projetos, é um voto de confiança na nossa proposta de reestruturação e de implantação do novo foco de atuação da nossa instituição que, ano que vem, completará 60 anos de atividades”.
Instituições de Poços de Caldas
Incubadora Social, da Secretaria de Promoção Social
Projeto Gepeto – Marcenaria Artesanal na Construção de Brinquedos Pedagógicos, que tem como foco a qualificação e formação profissional de pessoas em vulnerabilidade social;
Instituto A de Apoio, Educação e Orientação do Espectro Autista: Projeto Jornada Azulô, que visa contribuir com a autonomia financeira de 25 mães, por meio de cursos de corte e costura e oficinas de vendas;
Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei: Projeto Impulso para o Afroempreendorismo, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento e a inclusão socioeconômica deste público, por meio de capacitação, pitch day, mentorias e capital-semente;
Associação Casa da Árvore: Projeto Rádio Traquinagem, projeto de educomunicação que visa contribuir para o desenvolvimento de aulas criativas, tendo a literatura infantil e o contexto digital como base;
Coopersul (Cooperativa de Trabalho Regional Sul de Reciclagem e Preservação)
Projeto Recicla Vidas 2.0, que visa dar continuidade ao projeto Recicla Vidas, com ações relacionadas à compostagem de resíduos orgânicos e produção de adubo.