Congresso de Meio Ambiente encerra com sucesso e se prepara para o aniversário de vinte anos
Poços de Caldas, MG – Encerrado com grande sucesso o 19º Congresso Internacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, que trouxe o tema “Planeta Terra, Água e Ar: Consciência, Conservação e Educação” com mesas e debates de alto nível e palestrantes nacionais e internacionais. Como sempre a participação foi intensa com a vinda de pessoas de todos os Estados brasileiros. Um dos pontos fortes do Congresso foi o plantio de mudas de árvores frutíferas no Jardim Kennedy II, na praça Miguel Arcanjo, local chamado de “pomar comunitário”. A praça plana e revitalizada foi o local ideal sugerido pela Secretaria de Serviços Públicos de Poços de Caldas para as mudas de frutíferas de várias espécies.
A abertura contou com a entrega da placa de Carbono Neutro ao Congresso. Trata-se de uma certificação importante baseada na “pegada ecológica” do evento, o qual sempre se preocupou com a manutenção e preservação ambiental, compensando a emissão de carbono, através de diversas ações como o plantio de mudas, entrega de sacolas, canecas, canetas e camisetas ecológicas aos congressistas, dentre outras atividades. A certificação foi entregue pelo professor Ricardo Harduim que é o presidente da Prima Consciência Climática.
Outra atividade de grande importância que o Congresso promove é a participação de inúmeros congressistas na apresentação dos trabalhos científicos. Nessa edição o Congresso recebeu 251 trabalhos sendo 240 aprovados, que serão disponibilizados no site do evento. Desses trabalhos, 171 foram apresentados pessoalmente e os 92 melhores trabalhos escolhidos pela comissão foram inseridos em quatro E-books disponíveis para serem baixados pelo site www.meioambientepocos.com.br Esses são alguns dos legados do Congresso a todos que tem interesse pelo tema.
Para 2023, a comissão técnico-científica e realizadora do Congresso já anuncia a temática central que será baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vai desde a fome zero e agricultura sustentável, passando por cidades e comunidades sustentáveis, até ação contra a mudança global e do clima. Para atender a vasta abordagem dos objetivos a comissão organizadora informa o nome do tema “O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão” e vai acontecer de 19 a 22 de setembro de 2023 com grandes novidades. O Congresso Nacional de Meio Ambiente é uma realização da GSC Eventos Especiais em parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campus Muzambinho.