Vereador Paulista quer saber como andam atendimentos odontológicos de urgência

Poços de Caldas, MG – O vereador Wellington Alber Guimarães, Paulista, quer saber como andam os atendimentos odontológicos de urgência em Poços de Caldas. Na sessão da última terça-feira ele apesentou um pedido de informações que foi encaminhado ao prefeito Sérgio Azevedo. “Muitas das vezes a pessoa precisa deste atendimento e hoje o município não tem este preparo e por isto estou fazendo uma solicitação e questionamento ao Executivo em função deste necessidade que acaba sendo de grande parte da população”, falou o vereador Paulista.

No documento enviado ao Executivo o vereador questiona se a ampliação do atendimento emergencial odontológico de urgência, das 22h às 7h, todos os dias da semana já está sendo realizado. Pergunta ainda em qual unidade o atendimento emergencial funciona? Quantos profissionais de saúde bocal estão atuando nesse programa de atendimento emergencial? Ou deverão atuar  Que tipo de serviços são realizados no atendimento emergencial odontológico? Qual a faixa etária de pacientes que mais buscam por esse atendimento emergencial odontológico?

O documento

“Historicamente a prestação de serviços públicos de saúde bucal no Brasil tinha por hábito apenas oferecer alguns procedimentos mutiladores, ademais existia o acesso limitado a alguns grupos de pacientes. Contudo, ao longo das últimas décadas a Odontologia tem apresentado mudança significativa no perfil de atendimento, isso se reflete especialmente nas camadas sociais que dependem diretamente da assistência pública. Atualmente, observa-se o esforço para promover maior integração da saúde bucal nos serviços de saúde em geral, conjugando saberes e práticas que apontem para a promoção e vigilância em saúde, para revisão assistencial incorporando a abordagem familiar e a defesa da vida”, diz o documento que destaca ainda que a Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), lançada em março de 2004, buscava vibrar em consonância com os princípios e diretrizes do SUS desenvolvendo ações de promoção de saúde, prevenção e manejo de doenças com resolutividade e qualidade. A garantia de acesso aos serviços de saúde bucal passaria a ser uma extensão do SUS, compartilhando de seus princípios organizativos e doutrinários, se propondo também em capacitar o sistema para resolver situações relacionadas à saúde/doença dos usuários atendendo-os de forma adequada em todos os níveis de atenção.

“A construção conjunta de uma consciência sanitária, em que a integralidade fosse percebida como um direito a ser conquistado, permitiu desenvolver o processo e controle social das ações e serviços em saúde bucal. Essa situação ainda não está perfeita, por isso mesmo, os profissionais da equipe de saúde bucal devem continuar a desenvolver a capacidade de propor alianças, seja no interior do próprio sistema de saúde, seja nas ações desenvolvidas na interface com as áreas de saneamento, educação, assistência social, cultura, mobilidade urbana entre outras. Entende-se por urgência odontológica, o atendimento cujas medidas imediatas visam aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos ou estéticos da cavidade bucal”, finaliza o documento.

 

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