Vacinados
O que está acontecendo em relação às vacinas? Recebemos recentemente a notícia de que a vacinação de crianças contra a poliomielite foi muito abaixo do esperado. Como assim? Isso quer dizer que esta doença erradicada há décadas pode voltar a circular? Sim, é isso mesmo, a cobertura vacinal não atingindo um número ideal pode trazer a doença de volta.
Outra notícia ruim esta semana deu conta que a queda acentuada no número de casos de coronavírus em Minas Gerais tem mantido a procura pela vacina em patamares muito abaixo do esperado em algumas faixas etárias. Dados do Vacinômetro, divulgados nessa quinta-feira (6) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostram que apenas 39,52% das pessoas com 40 anos ou mais tomaram a segunda dose de reforço. O próprio nome já diz, é um reforço e a pessoa não se dispõe a tomar?
“Não podemos relaxar e esquecer o que aconteceu. Temos que nos preparar para o próximo ano, porque essa doença agora tem esse caráter sazonal e deve, obviamente, voltar a circular. Porém, com uma letalidade menor do que a gente vem vivenciando com uma cepa menos letal e a população vacinada”, disse o secretário de Saúde de Minas, o médico Fábio Baccheretti, destacando a necessidade de as pessoas completarem a imunização o mais rápido possível.
Simples assim, não tem desculpa para não tomar.