Crescimento
O Brasil está retomando o crescimento sustentável, disse nesta quinta-feira (13) em Washington o ministro da Economia Paulo Guedes. Em uma série reuniões com os países do G20 (grupo das 20 maiores economias do planeta), ele apresentou dados da retomada econômica do país e reafirmou o papel do Brasil em fornecer comida e energia para o resto do mundo.
Ao longo desta semana, o ministro fez quatro exposições em reuniões do G20. Segundo Guedes, o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) deverá crescer 3% em 2022 e manter o ritmo por um longo período. Para ele, o fato de o FMI ter revisado, de 1,7% para 2,8%, a previsão de crescimento do PIB neste ano serve como prova do bom momento que atravessa a economia brasileira.
Ele afirma que o país teve agilidade no enfrentamento à pandemia de covid-19. O fato de o Banco Central brasileiro ter começado a elevar os juros antes da maior parte do mundo ajudou a combater a inflação.
O problema do país é que estamos no meio de uma eleição e um acirramento e divisão muito grande de opiniões e ideologias. Um lado tenta mostrar números otimista e o outro esconder a qualquer custo.
O brasileiro nesta onda de “guerra” de informações não sabe em quem acreditar. Será que vamos saber a verdade só após as eleições?