Poços de Caldas terá prova olímpica de triathlon em dezembro
Poços de Caldas, MG – Mais um grande evento esportivo comemorando o aniversário dos 150 anos de Poços de Caldas foi confirmado. Dia 4 de dezembro será realizado o Go Tri Olímpico de Triathlon e Short, evento que terá natação na represa Bortolan e as provas de ciclismo e corrida também na região da represa, passando pela avenida João Pinheiro. Serão cerca de 250 atletas num evento que promete fazer parte do calendário esportivo local. Tarek El Katib é o organizador e destaca que a represa Bortolan reúne todas as condições para uma prova que ficará marcada no calendário local. “A Bortolan é uma represa que a gente quis como sede de um evento deste porte e chegou a hora”, disse Tarek. Segundo ele, as conversas com a prefeitura foram determinantes para o acerto dos detalhes. “Ficamos muito contentes em estar numa das principais cidades turísticas do Brasil, que proporciona um local com esta represa linda e repleta de água e que certamente vai ajudar a crescer a modalidade ainda mais”, destacou o organizador. Tarek faz parte da empresa A3 Sport Solução Esportiva, responsável pelas principais competições de triathon. “Esta prova em Poços de Caldas exige muito detalhe técnico e só é possível sua realização quando há um conjunto de fatores. Não é qualquer cidade que tem condições de realizar um evento como este”, destaca. As características de Poços são propícias para a realização da prova por vários fatores, destacando a logística de turismo, rede de hotéis e restaurantes, além da parte natural, fator principal da competição. Tarek destaca ainda que a prova tem inscrições limitadas e isso é um atrativo para o evento. “Com certeza teremos um evento disputado de forma exclusiva nesta primeira prova, ou seja, vai ficar marcado para a história”, destacou o organizador. As inscrições estão abertas e já foram preenchidas em 50% de sua totalidade, o que já mostra que a prova é um sucesso. Segundo Tarek, o número de inscrições é limitado por questões de segurança. Quem quiser participar do evento pode entrar no site gotri.com.br. “A prefeitura facilitou para que todo mundo participe de uma forma muito saudável e muito tranquila. Fiz o percurso da natação e da corrida, está aprovado e agora é só acertar os detalhes técnicos, deixar a arena em ordem para o público”, finalizou o organizador.
Felipe Mendes dos Santos também está ajudando na organização e destaca que a ideia da prova é antiga. “Faz tempo que queremos uma grande prova de triathlon em Poços de Caldas, precisamos crescer e fomentar este esporte”, disse. Ele conta que a cidade tinha poucos atletas, mas hoje o número é bastante satisfatório. “Hoje temos uma quantidade maior e com o aniversário de Poços de Caldas veio a oportunidade de criar esta prova, por isso a prefeitura me chamou junto com o Marcelo Monteiro e começamos as conversas para este grande evento”, destacou Felipe. Ele e Marcelo foram os responsáveis pela procura da empresa de Tarek. “Ele é de Poços, faz parte de uma empresa especializada e tudo acabou dando certo para que a gente tenha um grande evento, pontou Felipe.
Marcelo Monteiro é um dos praticantes de triathlon há cerca de 10 anos e acredita que a cidade precisa de grandes eventos como este. Ele acredita que a cidade tem tudo para ficar no calendário já que tem todas as condições exigidas para este tipo de prova. “É um esporte apaixonante, quem entra não sai facilmente. Estamos ansiosos por este evento que certamente será marcante para nossa cidade”, destacou Monteiro. Além do apoio da prefeitura, o evento de triathlon em Poços tem atenção especial do vereador Paulista, que vem acompanhando toda a preparação. “Um evento novo na cidade que tenho certeza que será um grande sucesso”, destacou o vereador.