Unidades de Saúde recebem ações do Outubro Rosa
Poços de Caldas, MG – Para reforçar a importância do cuidado com a saúde, durante o mês de outubro as unidades de saúde estão realizando ações com as pacientes atendidas no local.
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro São Bento realizou, semana passada, ações com o intuito de humanizar e levar informações neste período. Foi realizada também uma palestra com uma psicóloga da Associação do Voluntariado Contra o Câncer (Avocc) Fernanda Torraca, com distribuição de folhetos explicativos.
A enfermeira da unidade Ruth do Lago falou sobre a intenção das ações. “Acima de tudo, nosso objetivo é gerar conscientização para todos e principalmente ressaltar os cuidados essenciais com a saúde, que são enfatizados durante este mês. Queremos também, lembrar que os estes cuidados devem ser realizados nos demais meses do ano.”
A ESF do bairro Jardim Kennedy I também recebeu ações de alusão ao mês de cuidado e prevenção da saúde da mulher.
Durante todas as terças-feiras do mês no período manhã, às quartas-feiras no período da tarde e às quintas-feiras o dia todo, a unidade está realizando o exame de papanicolau e exames das mamas, através de agendamento.
No dia último dia 6, foi realizado o dia D, com roda de conversa mediada pela presidente do Grupo de Assistência e Apoio ao Paciente Oncológico (Gaapo) Claudia Regina Gomes Rocha, alongamento com a educadora física Estela Vieira de Bem, orientações sobre alimentos que previnem o câncer, com a nutricionista Ana Cristina e conversa com a assistente social Marta, da Associação do Voluntariado Contra o Câncer (Avocc).
Claudia Regina destacou os pontos abordados durante a roda de conversa. “Essas ações nas Unidades Básicas de Saúde são fundamentais, pois aproximam a comunidade e as equipes de saúde, levando informação sobre prevenção, diagnóstico precoce e a conscientização da importância de cuidado à saúde da mulher, principalmente no que diz respeito ao câncer de mama e a vacina contra HPV, que é importante para a prevenção do câncer de colo de útero. Durante a conversa na unidade, falamos também sobre os exames preventivos, conhecimento do corpo e mamografia de rastreamento. Destacamos também que as mulheres que não estão na faixa etária estipulada devem ficar atentas, para que caso encontre qualquer sinal diferente possa procurar ajuda.
A enfermeira Juliana ressaltou a importância da ação. “Além de ações de promoção e prevenção à saúde, usamos este momento para confraternizar e fortalecer o vínculo com as mulheres da comunidade.”
A equipe também realizou o sorteio de brindes e ofertou às pacientes frutas, suco natural, lanchinho e salada de frutas.