Turismo
O Brasil conhece o povo mineiro e sua hospitalidade. Isto é um fato que deve ser levado em conta quando se fala em turismo pelas terras mineiras. Os destaques do Estado são suas paisagens, cidades históricas, a culinária e sua enorme riqueza cultural. Um levantamento recente do IBGE e Ministério do Turismo apontou o Minas Gerais como o segundo Estado mais procurado para viagens e o quinto com o maior gasto total em rotas no país.
Dentre os destinos mais procurados pelos turistas destacam-se a capital Belo Horizonte, os distritos de Monte Verde (Camanducaia, no sul de Minas) e de Lavras Novas (Ouro Preto), Serra do Cipó, São João Del Rei, Tiradentes, Ouro Preto e Capitólio o famoso “Mar de Minas”.
Segundo a pesquisa, as viagens realizadas para Minas representaram 11% das nacionais, ficando atrás apenas de São Paulo (21%).
Poços de Caldas não tem aparecido nestas estatísticas mineiras como destino mais frequentado há um bom tempo. E o motivo para explicar isto é a falta de investimento do Estado na cidade. Temos passado muitas administrações sem um olhar mais atento para o potencial da cidade na atração turística. Precisamos mudar isto no futuro.