Vacinação
Minas fica abaixo da meta na campanha contra a poliomielite. Durante 78 dias, mais de 853 mil crianças com idade entre 1 e 4 anos foram imunizadas contra a poliomielite em Minas, totalizando 81,64% do público estimado. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi iniciada em 8 de agosto e foi ampliada por não atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, de 95%.
Poços de Caldas atingiu 81,12% do público-alvo. Isso significa que das 7.650 crianças que deveriam receber o imunizante, 6.206 se vacinaram.
Atualmente há um cenário de baixas coberturas para as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional do Programa Nacional de Imunizações. Isso, associado ao registro de poliomielite em outros países, eleva o risco para uma possível reintrodução do vírus no Brasil. Desde 2015 a meta de 95% do público-alvo não é alcançada.
Portanto, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos ao calendário vacinal e respondam aos chamamentos feitos pelos serviços de saúde. A pólio é uma doença severa, que pode causar sequelas graves, como paralisia, e até levar à morte e a melhor forma de prevenção é a vacinação.