Trabalho
O Brasil segue em curva ascendente na geração de empregos, conquistando recordes sucessivos na abertura de novos postos formais de trabalho. Segundo dados divulgados nesta semana pelo Novo Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o emprego celetista no Brasil apresentou crescimento em setembro, tendo registrado saldo positivo de 278.085 novos postos formais de trabalho.
Todos os cinco grandes grupamentos de atividades econômicas – serviços, indústria, comércio, construção civil e agropecuária – tiveram saldos positivos em setembro. O maior crescimento do emprego formal ocorreu no setor de serviços, com a geração de mais 122.562 postos de trabalho. O segundo maior crescimento ocorreu no setor do comércio (57.974), seguido da indústria (56.909), construção civil (31.166) e agropecuária (9.474)
Os saldos sucessivos de contratações neste ano podem fazer a diferença na eleição do próximo domingo. O governo tem encontrado uma resistência muito forte da oposição, que aliada da mídia, ataca sistematicamente o presidente. Mas na área econômica a oposição tem tido problemas com os números positivos em relação até a outros países. Campanha eleitoral é a arte de mostrar podres e esconder fatos.