Minas Gerais teve votação tranquila no 2º turno
Belo Horizonte, MG – Eleitoras e eleitores mineiros foram com tranquilidade aos locais de votação neste domingo (30) para o 2º turno das Eleições 2022. O índice de comparecimento foi de 79,01%, com um total de 12.866.284 pessoas registrando o voto para presidente da República.
A Polícia Militar registrou 247 ocorrências, com 45 pessoas conduzidas, incluindo um adolescente de 14 anos. Não houve nenhum fato grave.
Em todo o Estado, 388 urnas foram substituídas, em 198 municípios, o que representa 0,78% do total de urnas utilizadas nas seções eleitorais. Todas as substituições foram por outras urnas eletrônicas, não houve votação manual em nenhum município.
O Disque-Eleitor atendeu 3.831 ligações ao longo do dia. As dúvidas mais frequentes eram relacionadas à consulta de local de votação e situação eleitoral. A Ouvidoria registrou 66 demandas, com mais questionamentos sobre conduta de mesários, fila para votar e transporte de eleitores.
A totalização dos votos de Minas Gerais foi encerrada às 21h44’46’’.
Em entrevista coletiva à imprensa no Centro de Divulgação das Eleições, em Belo Horizonte, o presidente do TRE-MG, desembargador Maurício Soares, ressaltou todo o planejamento e dedicação do Tribunal, iniciado há mais de um ano, para que fosse possível permitir o voto de todos e entregar o resultado do pleito. Ele disse esperar que “a sociedade reconheça todo o esforço da Justiça Eleitoral em prol da democracia”.
O desembargador também agradeceu a parceria com as instituições que integraram o Gabinete Institucional e deram um apoio muito importante para as eleições deste ano em Minas Gerais. E ressaltou a atuação de todas as servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, magistradas e magistrados da Justiça Eleitoral; mesárias, mesários e profissionais de apoio. “A eleição é uma realização de muitos, que só se concretiza com o respeito à vontade do eleitor. Somos muitos e chegamos a todas as seções eleitorais com o propósito de garantir o sagrado direito ao voto e eleições íntegras, seguras e transparentes”, finalizou.
Teste de integridade
Em Minas Gerais, 33 urnas foram submetidas ao teste de integridade, que verifica a confiabilidade dos resultados da votação nas urnas eletrônicas. Votos registrados em cédulas de papel são replicados nas urnas eletrônicas. Ao final do dia, a apuração dos votos manuais é comparada com o boletim de urna dos equipamentos eletrônicos.
O processo é filmado na íntegra. Dois ambientes do teste de integridade, onde estavam 27 urnas, tiveram o procedimento transmitido ao vivo no canal do TRE no YouTube.
Justificativa
Eleitoras e eleitores que têm o voto obrigatório, mas não puderam comparecer às urnas no 2º turno precisam justificar a ausência. O prazo vai até dia 9 de janeiro de 2023.
A justificativa pode ser feita a partir desta segunda (31), pelo aplicativo e-Título, sistema Justifica ou presencialmente em um cartório eleitoral.